Loja Compra facil Lingerie

Primeiro sutiã: quando começar a usar e qual modelo comprar

Chegou a hora do primeiro sutiã? (Foto: Diana Polekhina/Unplash)

O início da adolescência traz mudanças no corpo e alterações hormonais que podem ser desafios para meninas de todo o mundo. Um dos grandes passos nessa jornada é quando as mamas começam a se desenvolver, dando início à busca pelo primeiro sutiã. Entretanto, isso pode ser complicado – não só para a adolescente, como também para sua família. Afinal, existem dúvidas e medos de ambos os lados.

De acordo com pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, a puberdade acontece entre os nove e 13 anos, mas, como cada organismo é de um jeito, não existe idade certa para o desenvolvimento dos seios. Algumas meninas podem passar por isso mais cedo, enquanto outras demoram a chegar nessa etapa. Por isso, muitos pais e responsáveis ficam com medo de “apressar” a introdução à lingerie.

A psicóloga Lilian Hagel, em entrevista para o portal R7, afirma que muitos têm receio de incentivar uma hiperssexualização da jovem ou atrapalhar esse momento íntimo, por não saber como se expressar. Mas, com cuidado e atenção, a transição pode ser sutil e menos traumática. “O primeiro sutiã indica a passagem para a idade adulta e deve ser tratado de uma maneira muito especial”, aponta a profissional. 

Se você conhece uma menina que esteja passando por essa situação – seja sua filha, sobrinha, irmã, afilhada etc – saber o momento ideal para a compra do primeiro sutiã, além de entender os modelos mais indicados para crianças, pode ser de grande ajuda. 

Quando comprar o primeiro sutiã?

Uma das tarefas mais importantes é se certificar que este é o momento indicado para comprar o primeiro sutiã. Pode parecer óbvio, porém, como dito, cada pessoa se desenvolve em uma hora e, por isso, é comum que algumas crianças notem a necessidade da peça antes dos pais. Por outro lado, outras podem apresentar um desejo de comprar a lingerie, mesmo sem precisar, porque querem se sentir mais velhas ou, ainda, porque se sentem pressionadas pelas amigas.

O primeiro grande sinal de que a peça pode ajudar é quando os mamilos começam a marcar na blusa. Nesse caso, pode ser interessante conversar com a menina e perguntar sobre o sutiã. “Você sabe o que é?”, “Já pensou em usar algum?”, “Tem alguma dúvida sobre a peça?”. Encarar com naturalidade o processo é essencial para ajudar a criança.

Além disso, esse é um momento em que a pré-adolescente pode se sentir inadequada e se comparar com as colegas de classe. Talvez fique insegura porque os seios não desenvolveram ainda ou não goste do fato de já ter um busto farto. Por isso, ter um diálogo aberto e empático é muito importante.

Modelos básicos são indicados para o primeiro sutiã (Foto: Compra Fácil Lingerie)

Modelos indicados para lingerie infantil 

Chegou a conclusão de que está na hora de comprar o primeiro sutiã? Então é preciso analisar com atenção os modelos disponíveis. Dentro do universo da lingerie, há um segmento específico para lingerie infantil.

Isso porque, ao passo que mulheres com busto totalmente desenvolvido têm necessidades particulares – algumas preferem levantar os seios, outras querem disfarçar o tamanho -, quando a menina ainda está passando por alterações no corpo, há a necessidade geral de oferecer suporte para a mama. 

Nesse caso, para tornar a transição menos traumática, uma dica é apostar em tops mais largos, semelhantes aos de ginástica. Cortes do tipo nadador ou tradicional triangular são também bons exemplos. Caso a menina ainda esteja envergonhada por usar sutiã, o melhor é evitar aros e bojos, que costumam chamar mais atenção para o seio. 

Melhores cores e tecidos para o sutiã

Outros detalhes ganham importância nesse momento. Tecidos leves e respiráveis, como algodão e microfibra, são indicados já que nessa fase é possível que a menina lide também com aumento da produção de suor e até mesmo odores diferentes, por conta das alterações hormonais.

Quanto à cor, a dica é optar por tons que a menina goste – seja azul, rosa, verde. Se for o caso, também vale se atentar a cor do uniforme da escola da criança – a fim de se certificar que a peça não irá transparecer pela blusa.

Porém, para não adquirir somente peças básicas, você pode comprar um diferente, com uma estampa bonita, para dias especiais – como uma ida a uma festa de aniversário. Assim, a busca pelo sutiã pode ser vista como algo natural e até mesmo divertida, o que vai deixar a menina bem mais confortável nesse momento confuso.

Por em Roupas

produtos para você se inspirar

D135

Publicações semelhantes

veja
ASSINE NOSSA NEWSLETTER!
Não perca nenhuma atualização
e ainda garanta descontos em nossa loja!
Posts Recentes
Posts Mais lindos