calcinha absorvente

Você já ouviu falar sobre calcinha absorvente? Saiba mais

Uma das peças de lingerie que mais tem ganhado destaque nos últimos dias são as calcinhas absorventes, que prometem dias de menstruação com menos incômodos e sem necessidade do uso de absorventes descartáveis para fluxo leves. Mas você conhece a calcinha absorvente e sabe como ela funciona?

A peça começou a ficar famosa ainda em 2016, quando várias influencers começaram a falar mais sobre o uso de absorventes descartáveis e seus impactos na natureza, e em como a calcinha absorvente poderia resolver o problema do lixo produzido durante o período menstrual.

Isso porque a ideia é que a calcinha seja usada sozinha ou com o coletor menstrual tanto para diminuir o lixo produzido pelos absorventes tradicionais, como para oferecer mais conforto para as mulheres durante o período menstrual. Junto, ainda diminui os gastos com absorventes descartáveis, já que a calcinha absorvente tem duração média de 2 a 3 anos se for manuseada e higienizada corretamente.

Confira a seguir um pouco mais sobre esse tipo de lingerie e veja como ela funciona!

Como é uma calcinha absorvente?

As calcinhas absorventes normalmente são fabricadas com três camadas de tecido que visam absorver a mensuração e evitar que o sangue passe para a roupa, e podem ter composições diferentes de acordo com a marca da peça.

a calcinha absorvente é visivelmente como uma calcinha comum, mudando apenas sua composição de tecidos
a calcinha absorvente é visivelmente como uma calcinha comum, mudando apenas sua composição de tecidos

Normalmente, a camada que fica em contato com a pele é feita 100% de algodão, permitindo que a região íntima respire adequadamente e receba a ventilação necessária para evitar proliferação de fungos e bactérias. Junto, ainda evita que o sangue não fique em contato direto com a pele, contribuindo para uma sensação de umidade menor.

A camada do meio é a responsável pela absorção da menstruação, e é feita de material altamente absorvente para evitar que o sangue transpasse para o tecido de algodão.

Por fim, a terceira camada é feita de um tecido impermeável, que não permite que o sangue que não foi completamente absorvido passe para a roupa.

Como usar uma calcinha absorvente?

O primeiro passo é escolher uma calcinha que seja projetada para suportar o seu fluxo menstrual, já que algumas marcas oferecem calcinhas para fluxos leves, médios e intensos. Em seguida, basta usá-la no lugar da calcinha tradicional, e ficar de olho nos intervalos das trocas.

Em dias de fluxo leve e moderado, você deve trocar a calcinha pelo menos 2 vezes ao dia. Já em dias de fluxo mais intenso, os fabricantes aconselham que a troca seja feita a cada 7 horas.

Porém, em alguns casos pode ser necessário trocar a cada 3 horas, especialmente em dias de fluxo muito intenso.

É necessário usar outro tipo de método absorvente junto com a calcinha?

A ideia inicial é que a calcinha por si só seja o suficiente para absorver toda a menstruação, sem necessidade de outros métodos, especialmente os absorventes descartáveis.

Porém, caso você não se sinta segura, pode começar a usar esse tipo de calcinha em casa para testar quantas horas você pode ficar sem trocá-las, ou então usar junto com o coletor menstrual, evitando vazamentos.

Como manusear e lavar a calcinha absorvente

Um dos pontos que mais encomendam as mulheres é ter que trocar de calcinha absorvente e guardá-la na bolsa depois de usada. Uma alternativa é usar esse tipo de calcinha apenas em casa, ou em dias que você sabe quantas horas ficará fora de casa, sabendo que voltará a tempo de fazer a troca.

Algumas marcas, no entanto, pensando em resolver esse tipo de problema lançaram bolsinhas impermeáveis e anti-odor para serem colocadas nas bolsas e necessaire, garantindo que você possa carregar a peça protegida até chegar em casa para lavá-la.

é importante lavar a calcinha absorvente corretamente para que ela não se danifique
é importante lavar a calcinha absorvente corretamente para que ela não se danifique

Para fazer a higienização da calcinha absorvente, é necessário colocá-la na água até, no máximo, 12 horas depois do uso, deixando-a de molho por 30 minutos em água fria. Em seguida, lave a peça na máquina dentro de saquinhos protetores ou na mão, lembrando de que se for usar a máquina de lavar, evite usar amaciantes ou alvejantes, que podem danificar o tecido impermeável da calcinha.

Depois de lavada e enxaguada, evite torcer a peça e apenas esprema levemente com a mão para não danificar os tecidos, evitando ao máximo secadoras e ferro de passar que também interferem na estrutura da impermeabilidade. 

Como os tecidos possuem composições diferentes em cada camada, esse tipo de calcinha pode levar mais tempo do que o normal para secar completamente, e é recomendável que ela seque no sol para completar a higienização, já que a luz solar é responsável por matar as bactérias e desinfetar completamente a peça.

Quem pode usar calcinha absorvente?

A calcinha absorvente é recomendada para todas as mulheres, desde que elas conheçam a intensidade do seu fluxo e fique de olho para o modelo e intervalo de troca das calcinhas.

Isso porque cada calcinha possui uma capacidade específica de absorção de acordo com o tecido usado em seu interior, e usar uma calcinha de fluxo leve em dias de fluxo intenso fará com que a mensuração acabe vazando pelas laterais.

Além disso, mesmo que a capacidade de absorção da calcinha seja boa, ainda é necessário trocar a cada 3-7 horas para evitar vazamentos por excesso de fluxo, como acontece com os absorventes descartáveis.

Nossa dica é sempre testar as alcinhas absorventes em casa e avaliar qual a melhor calcinha para cada dia de menstruação de acordo com a intensidade do fluxo, e quantas horas é necessário até a próxima troca, a fim de evitar vazamentos e contribuir para a saúde íntima.

Afinal, passar o dia todo com a mesma calcinha absorvente poderá fazer com que a umidade local resulte em uma proliferação de bactérias, como acontece com o uso de absorventes tradicionais

Agora que você viu o que é uma calcinha absorvente e aprendeu como ela funciona, não deixe de testar esse tipo de lingerie para contribuir para a diminuição de lixo produzido. Além disso, as calcinhas absorventes ainda são ótimas para garantir ainda mais conforto durante o período menstrual e são mais saudáveis, já que permitem uma ventilação melhor na área íntima. Junto, ainda ajudam a economizar com absorventes descartáveis todos os meses.

Calcinha na Compra Fácil Lingerie

Aqui na Compra Fácil Lingerie você encontra modelos de Calcinha disponíveis em diversos estilos e cores, confeccionados em materiais de qualidade e perfeitos para agradar todos os gostos. Já escolheu a sua peça favorita?

Se você está buscando peças de qualidade, direto da fábrica e com descontos incríveis – além das condições de pagamento em até 10x sem juros – a Compra Fácil Lingerie é o lugar perfeito para garantir a calcinha ideal para você.

Resuminhos

Sutiã com bojo

Posts Similares