usar calcinha fio dental todos os dias

Por que não pode usar calcinha fio dental todos os dias? Existe algum risco para a saúde íntima?

Uma das maiores polêmicas a respeito da calcinha fio dental são os malefícios que ela pode trazer para a saúde íntima da mulher. No entanto, isso não significa que você não possa usar a peça algumas vezes na semana sem prejudicar sua região íntima, seja por conforto ou para uma ocasião especial. Mas você sabe por que não pode usar calcinha fio dental todos os dias?

Por ter um formato menor do que os modelos tanga, por exemplo, a calcinha fio dental acaba se tornando uma peça bastante confortável para o dia a dia, especialmente para longas jornadas de trabalho. Entretanto, usar esse modelo de lingerie com muita frequência acaba colocando a saúde da região vaginal em risco e pode ser prejudicial a longo prazo.

Pensando em lhe ajudar, separamos um post completo explicando mais sobre os riscos de usar esse modelo de calcinha diariamente. Confira a seguir!

Por que não pode usar calcinha fio dental todos os dias?

A calcinha fio dental, como o próprio nome sugere, é um modelo de calcinha mais cavado especialmente na parte de trás, o que faz com que ela fique em um contato maior com a região anal e vaginal, expondo a vagina a um maior risco de infecções em comparação a calcinhas tradicionais.

os modelos fio dental ficam em contato direto com a região do anus, o que pode contribuir para a proliferação de bactérias perianal na região da vagina
os modelos fio dental ficam em contato direto com a região do anus, o que pode contribuir para a proliferação de bactérias perianal na região da vagina

Isso acontece porque, conforme a mulher se movimenta ao longo do dia, a umidade no local tende a aumentar e fazer com que as bactérias e fungos de origem perianal migrem para a região da vagina, o que normalmente não acontece com modelos maiores de calcinha com a costura mais larga.

Com o uso frequente dos modelos mais cavados, as bactérias também tendem a aumentar e se proliferar com mais facilidade, o que faz com que o uso diário desse tipo de calcinha seja prejudicial.

Além de infecções vaginais, esse contato direto com bactérias vinda do anus ainda pode contribuir para o desenvolvimento de infecções de urina.

Como o tecido influencia no aumento dos riscos

Com os movimentos do dia a dia como andar e agachar, por exemplo, a umidade local da região íntima feminina tende a aumentar, e levando em consideração que a área já é naturalmente umidade, é necessário um tecido apropriado para ajudar na evaporação do suor e do muco natural da vagina.

Quando a calcinha é feita com tecidos sintéticos, a umidade local não é absorvida, deixando a área úmida durante todo o dia e aumentando os riscos de infecções e proliferação de bactérias.

Pensando em evitar que isso aconteça com muita frequência, prefira sempre as calcinhas feitas de algodão, já que o tecido absorve melhor a umidade da região. Junto, evite usar calça jeans com muita frequência devido à grossura do tecido, que além de abafar a região, ainda pode causar lesões.

os modelos fabricados em algodão ajudam na absorção da umidade local
os modelos fabricados em algodão ajudam na absorção da umidade local

Isso não quer dizer, porém, que as calcinhas de tecido sintético não possam ser usadas em ocasiões especiais e eventos esporádicos, já que o uso com frequência menor não trás grandes riscos para a saúde da mulher.

Não use fio dental no período menstrual

Algumas mulheres usam o fio dental também no período menstrual junto com o absorvente interno, o que pode agravar ainda mais os riscos de infecção durante esse período. Isso acontece especialmente porque, como o sangue menstrual é alcalino e a vagina tem um pH mais ácido, o contato de ambos nesse período deixa a área mais propícia para a proliferação de bactérias, aumentando ainda mais o risco do desenvolvimento de quadros de infecção.

Quando a mulher usa modelos de calcinha fio dental nesses dias, as chances de proliferação de bactérias aumentam ainda mais, e o mais indicado é que você opte por calcinhas de algodão e modelos maiores.

Qual a frequência indicada para usar calcinhas fio dental?

Embora a calcinha fio dental não seja indicada para o uso diário, existem alguns modelos que podem ser mais confortáveis e usados com uma frequência relativamente maior, como nos casos de fio dental duplo e fio dental de renda nas laterais, especialmente se forem fabricados em algodão.

os modelos fio dental de corte a laser são ótimas para o uso com leggings

O modelo a laser também pode ser ótimo para ir a academia por não marcar na legging, desde que você não use a peça mais de uma vez na semana para praticar atividades físicas, tendo em vista que você suará mais nesse período.

Os modelos string podem ser usados para ocasiões especiais por darem um ar de sensualidade com mais frequência se forem fabricadas em algodão, tomando apenas o cuidado de não usar peças muito apertadas, já que esse modelo tende a marcar mais do que os outros.

O mais indicado é que você use modelos fio dental de 2 a 3 vezes na semana e em dias alternados, especialmente modelos string que são mais cavados na parte de trás.

Qual o melhor modelo de calcinha?

O melhor modelo de calcinha para ser usado diariamente são aqueles que permitem uma maior ventilação na região genital e absorvem o suor e umidade natural, sem ficar em contato direto com a região do anus. Junto, deve ter um tecido macio e maleável como o algodão.

Uma excelente opção é a calcinha biquini, que tem uma lateral mais larga e tem uma cintura levemente mais baixa, enquanto a parte de trás é maior e mais alta. Quando feitas de algodão, são ótimas para os dias do período menstrual também.

A tanga também é um dos modelos mais indicados para uso diário, e suas variações incluem modelos com laterais maiores e laterais mais finas e você pode escolher o modelo mais confortável para você.

os modelos maiores fabricados em algodão podem ser usados diariamente
os modelos maiores fabricados em algodão podem ser usados diariamente

Outra opção são os modelos string com a parte de trás maior, diferente das calcinhas fio dental string, que tem a parte de trás mais fina também. Nos modelos strings normais, as laterais são finas como um fio e a parte de trás cobre mais o bumbum e não entra em contato direto com a região do anus, evitando o contato com as bactérias do local.

Depois de ver porque você não pode usar calcinha fio dental todos os dias e aprender mais sobre os riscos que esse modelo pode oferecer para sua saúde íntima, procure um equilíbrio e diversifique os tipos de calcinha do seu guarda roupa, afinal, embora não possa ser usada todos os dias, a calcinha fio dental pode ser uma ótima opção para ocasiões especiais.

Na Compra Fácil Lingerie você encontra a mais completa linha de lingeries do mercado, independente do seu estilo e objetivo, temos a lingerie certa para você.

Resuminhos

Posts Similares