tipos de calcinha

Todos os tipos de calcinha e suas recomendações

Um erro muito comum do universo femino é usar qualquer tipo de calcinha sem saber quais são suas indicações e quando é melhor escolher cada tipo de lingerie. Usar calcinhas sem se atentar ao modelo e tecido pode até mesmo contribuir para infecções e problemas de saúde íntima. Mas você sabe quais são os tipos de calcinha e suas recomendações?

Hoje em dia, existem diversas variações de calcinhas, e cada uma delas possui suas peculiaridades e recomendações. Isso porque os modelos se diferem no tamanho e material dos quais são feitos.

Confira a seguir a lista completa de todos os tipos de calcinhas e quais são as suas recomendações!

Calcinha biquíni

A calcinha do modelo biquíni é hoje a mais popular entre as brasileiras e é indicada para diversas ocasiões por ser confortável e maior, e não marcar na maioria das roupas. Quando feita de algodão, a calcinha biquíni pode inclusive ser usada diariamente sem colocar em risco a saúde íntima da mulher.

a calcinha biquíni também é conhecida como tanga e tem a parte de trás ligeiramente maior e mais larga
a calcinha biquíni também é conhecida como tanga e tem a parte de trás ligeiramente maior e mais larga

Esse tipo de calcinha normalmente possui a parte de trás mais alta e maior, enquanto a parte da frente forma um triângulo menor e suas laterais são mais mais altas e levemente mais largas. Por ter sido inspirado no modelo de biquíni asa delta, foi apelidada de modelo biquíni e pode ser encontrada nas lojas como calcinha tanga.

Os tecidos mais comuns são os de microfibra e de algodão, que é indicado para ser usado todos os dias. Por ter uma modelagem consideravelmente maior, também é indicada para ser usada durante o período menstrual por abrigar o absorvente da melhor forma.

Caleçon

Já os modelos de calcinhas caleçon são de modelagem mais largas e lembram um shortinho, considerada também uma das mais confortáveis para as mulheres. O modelo deixa o quadril em destaque e ainda valoriza a silhueta.

a calcinha caleçon lembra uma espécie de shortinho e pode ser fabricado em microfibra, algodão ou renda
a calcinha caleçon lembra uma espécie de shortinho e pode ser fabricado em microfibra, algodão ou renda

Os tecidos podem variar entre algodão, microfibra e renda para modelos mais sensuais e românticos.

Hot pants 

Os modelos hot pants também são conhecidos como modelos cintura alta, e além de confortáveis, têm se tornado uma peça bastante popular entre as mulheres, podendo desenhar a silhueta e deixar a barriga mais uniforme. Junto, deixa a cintura mais marcada, alongando mais o corpo feminino.

os modelos hot pants possuem a cintura mais alta que modela a silhueta da mulher
os modelos hot pants possuem a cintura mais alta que modela a silhueta da mulher

Graças ao seu modelo mais largo, também pode ser usada todos os dias e em dias do período menstrual, especialmente quando fabricada em algodão.

String

Os modelos de calcinha string são relativamente menores e se assemelham muito aos modelos fio dental. A diferença é que a parte de trás possui dois fios mais grossos, o que não deixa o tecido ficar em contato direto com a região perianal.

o modelo string possui laterais mais finas e a parte de trás é levemente mais fina
o modelo string possui laterais mais finas e a parte de trás é levemente mais fina

As laterais dos modelos string normalmente são feitas de alças finas e ajustáveis, o que torna mais fácil encontrar o modelo perfeito para seu corpo, e dependendo da espessura da parte de trás, também podem ser usadas diariamente.

Tanga brasileira

Embora muitas pessoas conheçam o modelo biquíni como tanga, existe um modelo de tanga que recebeu o nome de tanga brasileira que é ligeiramente diferente do modelo biquíni. Nesse tipo de calcinha, o corte é mais reto, e tanto a parte de trás como a da frente possuem a mesma altura no quadril.

As laterais também são levemente mais largas do que os modelos biquíni comuns, o que valoriza ainda mais o bumbum e cintura da mulher por não marcar na roupa.

A tanga brasileira pode ser fabricada em diversos tecidos, como rendas, algodão e microfibra, e também pode ser usada todos os dias sem problemas.

Fio dental

As calcinhas fio dental são modelos menores com as laterais com um ou dois fios e a parte da frente bem menor em relação aos outros tipos de calcinha. Graças ao seu tamanho, sua tendência é se encaixar perfeitamente no corpo da mulher e deixar o desenho do bumbum e silhueta mais bonitos.

os modelos fio dental são menores e a parte de trás é formada por um ou dois fios pequenos
os modelos fio dental são menores e a parte de trás é formada por um ou dois fios pequenos

Suas variações incluem as calcinhas fio dental string, que é uma mistura do modelo string tradicional com o fio dental. Nesse tipo de calcinha, além dos fios mais finos nas laterais, a parte de trás também é menor e normalmente composta por apenas um fio especialmente nos modelos mais sensuais.

Leia também Como é a calcinha fio dental? Conheça os 5 principais modelos

Embora tenha se tornado bastante popular entre as muheres, as calcinhas fio dental não devem ser usadas todos os dias por entrar em contato direto com a região anal, fazendo com que bactérias perianais possam migrar com mais facilidade para a área da vagina durante o dia devido aos movimentos feitos como andar e agachar, por exemplo.

Como a região íntima já é naturalmente úmida, o aumento das bactérias no local pode gerar uma proliferação e resultar em infecções.

A indicação de uso da calcinha fio dental é de 2 a 3 vezes na semana, em dias alternados, para atividades do dia a dia e ocasiões mais especiais. Muitas mulheres ainda optam pelos modelos fio dental sem costura para ir em academias por serem mais confortáveis e não marcar na calça legging.

Modeladora

Outro tipo de calcinha muito comum são as calcinhas modeladoras, que são fabricadas em tecidos especiais para sustentar e comprimir levemente o abdômen, além de levantarem o bumbum da mulher.

as calcinhas modeladoras são indicadas especialmente para o uso após procedimentos cirúrgicos
as calcinhas modeladoras são indicadas especialmente para o uso após procedimentos cirúrgicos

Podem ser usadas em diversas situações, incluindo no dia a dia quando feitas de algodão para ajudar na modelagem do corpo, e são indicadas especialmente para a recuperação pós-cirúrgica de pacientes de cesáreas e outros procedimentos na região abdominal.

Viu como existem diversos tipos de calcinhas diferentes? Depois de aprender sobre cada uma delas e quando é indicado o uso de cada modelo, não deixe de garantir suas peças para usar no dia a dia e em ocasiões especiais e ter sempre uma peça para cada situação no seu guarda-roupa!

Na Compra Fácil Lingerie você encontra a mais completa linha de lingeries do mercado, independente do seu estilo e objetivo, temos a lingerie certa para você.

Resuminhos

Posts Similares