diferença entre body, colan e maiô

Qual a diferença entre body, colan e maiô? Quais ocasiões usar cada uma dessas peças de forma correta?

O guarda roupa feminino é composto por diversas peças que, apesar de semelhantes, têm finalidades diferentes e acabam confundindo muitas mulheres que não conhecem muito da nomenclatura das lingeries, como é o caso do body, colan e maiô. Embora as três peças sejam praticamente iguais, são usadas para atividades diferentes. Você sabe diferenciar todas elas?

Uma confusão muito comum nesse universo é acreditar que o body e o colan possuem a mesma função na hora de compor o look, o que pode acabar te deixando desconfortável especialmente se você precisa escolher um dos modelos para praticar atividades físicas como balé, por exemplo.

Para evitar esse tipo de confusão, separamos um post te explicando mais sobre a diferença entre esses 3 modelos e como escolher cada um deles de forma correta. Confira a seguir!

Body

O body é uma lingerie bastante versátil que pode ser usada para substituir blusas e deixar o estilo mais sensual, especialmente se for feita de renda e usada por baixo de uma blusa transparente. 

o body normalmente é feito em malha e renda e pode ser usado para substituir blusas
o body normalmente é feito em malha e renda e pode ser usado para substituir blusas

Existem diversos modelos de bodies que podem ser feitos de malhas para serem usados de fato como um substituto para blusas, e os bodies feitos de rendas e transparências para serem usados como uma lingerie em ocasiões especiais, ou para compor o look deixando-o mais sexy.

Em ambos os modelos, o fecho fica na parte inferior da peça, que além de botões também pode ser de ganchinhos e velcro e a intenção é facilitar na hora da mulher ir ao banheiro, já que a abertura permite que não seja necessário tirar o body inteiro.

Colan

Enquanto isso, o colan é uma peça feita em malha e mais resistente que o body, usada especialmente para atividades físicas como balé e academias. Diferente do body, esse modelo não conta com fechos e aberturas e é vestida como uma peça única para dar mais firmeza e segurança.

Hoje você consegue encontrar colan de vários modelos e recortes, e o que diferencia a peça do body, além da falta de abertura na parte de baixo, é o decote nas costas, que normalmente vai até a cintura.

Maiô

Por fim, o maiô é uma peça confeccionada em lycra em quase todos os modelos, e tem como principal finalidade o uso em piscinas e praias. Diferente do colan e do body, o maiô pode vir acompanhado com decotes e recortes diferentes, fivelas e amarrações.

Embora seja voltado para o uso em piscinas, pode ser usado como body no dia a dia quando é fabricado de um tecido mais resistente e tiver um recorte mais sofisticado.

No entanto, muitas mulheres optam por usar o maiô somente para a praia, já que por não contar com fecho na parte de baixo, acaba se tornando uma peça pouco prática para o dia a dia feminino.

Como usar o body no dia a dia

O body pode ser usado de diversas formas diferentes, seja ele feito apenas de malha, malha com renda, renda e com transparência. O ideal é que você escolha o modelo que mais lhe deixe confortável para fazer as combinações.

os bodies com pouca transparência podem ser usados com jeans para dar um ar mais sofisticado e sexy ao look
os bodies com pouca transparência podem ser usados com jeans para dar um ar mais sofisticado e sexy ao look

Os bodies de malha, por exemplo, podem ser usados com saias, shorts e calças para substituir camisetas e blusas, e são excelentes para marcar bem a silhueta, levando em conta que ficam colados no corpo.

Os bodies de renda podem ser usados com blusas transparentes para dar um charme a mais e deixar o look  mais sensual, especialmente se você optar por bodies de renda preta. Essa combinação pode ser usada com shorts e calças jeans, com a possibilidade de colocar uma jaqueta no look para criar um ar mais misterioso e sensual.

Algumas mulheres também usam modelos de body modeladores para deixar a silhueta mais marcada e modelar mais o corpo, especialmente a cintura. Esse tipo de body é usado por baixo da roupa e garante que a mulher fique confortável durante todo o dia, já que se molda no corpo sem apertar.

Como usar o maiô como body?

A tendência é que as mulheres usem o maiô como body quando estão na praia ou piscina e pretendem sair para almoçar ou jantar em um restaurante próximo sem precisar se trocar. Para isso, combinam o body como um shorts ou calça jeans, e algumas até mesmo usam a peça com uma saída de praia.

alguns modelos de maiô podem ser usados como body em dias de praia e piscina
alguns modelos de maiô podem ser usados como body em dias de praia e piscina

No dia a dia a peça é pouco usada como body por não ter fechos e aberturas, dificultando o dia a dia da mulher na hora de ir ao banheiro, já que nesse caso seria necessário remover todo o maiô. Para combinar a peça, você pode usar calças e shorts, mas é importante que o maiô seja mais sofisticado e não tenha tanta cara de praia e de piscina para não deixar o look tão informal.

Posso substituir o colan pelo body?

Não é indicado substituir o uso do colan pelo body, já que as malhas das quais as peças são fabricadas são diferentes e podem acabar interferindo em seu desempenho na prática das atividades físicas.

Afinal, o colan é projetado com tecidos mais grossos para resistir aos movimentos feitos durante os exercícios, e não possui fechos para não correr o risco de abrir com os movimentos. Já o body poderia acabar abrindo durante sua atividade conforme você se movimenta.

Agora que você aprendeu qual a diferença entre body, colan e maiô, é importante que você use cada uma das peças para suas funcionalidades sem correr o risco de passar por imprevistos em suas atividades e no dia a dia. Vale lembrar que o body é uma peça bastante versátil, e mesmo que seja usado para substituir camisetas e blusas, também pode ser usado como lingerie para ocasiões especiais.

Na Compra Fácil Lingerie você encontra a mais completa linha de lingeries do mercado, independente do seu estilo e objetivo, temos a lingerie certa para você.

Resuminhos

Posts Similares