|

Por que o pijama se chama pijama?

Na hora de dormir, nada melhor que contar com uma cama gostosa, um ambiente agradável e claro, uma roupa confortável que te deixe quentinho a noite toda, ou seja, o que precisamos é um pijama para ajudar a ter um sono revigorante.  

Mas você já se perguntou de onde surgiu o pijama e por que esse nome. Para sanar suas dúvidas, pesquisamos um pouco sobre a origem desse nome e também de onde essa peça surgiu.

Sabe-se que até a Idade Média não existem registros que a sociedade utilizava pijamas para dormir e na maioria das vezes dormiam nuas ou usando algumas roupas do dia a dia, pois sua principal função era manter as pessoas aquecidas durante a madrugada. 

Os pijamas que conhecemos como hoje só surgiram na Europa entre o final dos séculos 17 e começo do século 18, inspirado em roupas orientais mas logo sumiram de circulação e a moda só pegou de vez durante a Era Vitoriana, por grande influência de roupas da cultura hindu, e é dessa língua que a palavra pijama se originou com o significado de roupas para as pernas, e foi então que essas roupas de dormir se tornaram populares e que começou a se tornarem um hábito da sociedade. 

Mulher de pijama com cachorro

Já no final do século 19, com o crescimento das indústrias têxtil e a utilização de máquinas e confecções, o pijama se tornou ainda mais popular. Foi na primeira metade do século 20 que os pijamas de tecidos mais leves como seda, flanela e estampados surgiram e os que faziam mais sucesso entre os homens eram os de estampa xadrez e listrado. 

Curiosamente nessa época os pijamas possuíam bolsos reais que serviam para colocar comprimidos, óculos e colírios. 

A partir da década de 1870 os homens foram os primeiros a aposentarem as camisolas que até então eram bem populares e 20 anos depois os conjuntos de calça e camisa já eram o padrão. 

Mas só após os anos 1930 que o pijama seria considerado essencial no guarda-roupa e com a ajuda dos estilistas e confecções os pijamas foram se modernizando e se tornando o mais próximo do que usamos todas as noites hoje em dia.

Na transição do século 20 as mulheres ainda nem podiam usar calças mas foi a Coco Chanel, sim a criadora da marca de alta costura Chanel, que mudou tudo isso e em 1920 ela seria pioneira em criar uma coleção de pijamas femininos e como podemos ver deu muito certo, os pijamas se tornaram tão populares que as mulheres começaram a usar a peça até  para sair de casa 

mulher de pijama com cachorro branco

E pouco tempo depois essa mesma estilista usaria sua popularidade para fazer as primeiras calças femininas que mudariam a sociedade e também a vida de todas as mulheres.  

Hoje o pijama em conjunto com a sociedade já evoluiu bastante, e já podemos encontrar diversos modelos, tamanhos e estampas para todos os tipos de gostos e tipos de corpos. O pijama se tornou um hábito e costuma ser uma ótima opção para dias mais frios ou naqueles dias onde a preguiça bate e tudo o que buscamos é um pijaminha confortável.

Leia também: Quantos pijamas a gente deve ter?

Resuminhos

Posts Similares