Pode usar maquiagem para praia
|

Pode usar maquiagem para praia? Quais são os cuidados para manter a pele saudável?

A maquiagem é um item que já faz parte do dia a dia de muitas mulheres, e na praia não é diferente: é muito comum vermos pessoas maquiadas na beira do mar. Porém, isso acabou gerando uma série de dúvidas na mulherada, já que a praia, além de ser um local muito úmido, também é um ambiente muito quente, que poderia não ser propício para maquiagens. Mas será que pode usar maquiagem para praia?

Um receio muito grande em usar ou não maquiagem na praia surgiu devido ao excesso de oleosidade natural da pele, que já tende a ser maior em decorrência do tempo mais quente e excesso de calor. Com a maquiagem, a pele fica ainda mais abafada piorando os quadros de acnes e podendo até mesmo causar um surto de espinhas no rosto durante o verão.

Para evitar que isso aconteça, separamos um post explicando se pode ou não usar maquiagem para praia e quais cuidados tomar. Confira!

Maquiagem para a praia: usar ou não?

De modo geral, a maquiagem para praia pode ser usada sem grandes problemas quando a mulher toma todos os cuidados necessários com a pele, a fim de evitar que os poros fiquem entupidos e abafados.

por se tratar de um local úmido e com a temperatura muito alta, é essencial usar maquiagem para praia de forma estratégica para garantir que a pele permaneça saudável
por se tratar de um local úmido e com a temperatura muito alta, é essencial usar maquiagem para praia de forma estratégica para garantir que a pele permaneça saudável

No entanto, é essencial que você fique de olho no tipo de maquiagem, cores que serão usadas – uma vez que nem todas as cores combinam com praia e piscina -, e especialmente, qual indicação de uso daquele produto. Afinal, por estar em contato com a água, sua maquiagem precisa ser à prova d’água para evitar que ela acabe derretendo e escorrendo.

Quais cuidados ter com a maquiagem para praia?

Use protetor solar todos os dias

Antes de passar a maquiagem, você deve aplicar um protetor solar de FPS de pelo menos 30 para proteger o rosto do sol e evitar manchas e danos irreversíveis à pele, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Vale ressaltar que as bases com filtro solar não oferecem a proteção necessária para os dias de praia, já que seria necessário passar uma grande quantidade de produto no rosto para conseguir uma boa proteção.

lembre-se de passar o protetor solar diariamente antes de sair de casa, especialmente no rosto
lembre-se de passar o protetor solar diariamente antes de sair de casa, especialmente no rosto

Depois de aplicar o protetor solar, deixe secar por pelo menos 15 minutos e então aplique a maquiagem, lembrando de retocar o filtro solar a cada 3 horas ou de acordo com a recomendação do fabricante. 

Para isso, será necessário remover toda a maquiagem para que o filtro solar penetre corretamente na pele e consiga oferecer a proteção necessária. Oi sejam prefira usar uma maquiagem leve e que possa ser retocada a cada 3 horas.

Não pule etapas da preparação da pele

Engana-se quem acredita que passar maquiagem para praia se resume em passar protetor e em seguida a base pigmentada. Além do filtro solar, os cuidados com a preparação da pele para receber a maquiagem de praia devem incluir limpeza com sabonete indicado para a pele e água termal, que hidrata e refresca o rosto.

Depois que a água termal for absorvida pela pele, você deve aplicar um primer matificante para controlar o brilho e oleosidade, além de ser importante para fechar os poros que tendem a ficar mais abertos em dias mais quentes. 

Junto, o primer age segurando a base e corretivo por mais tempo na pele.

Faça uma make mais básica

Além de ser mais saudável para a pele que estará exposta a altas temperaturas, usar uma make mais básica combina mais com o clima praiano. Pensando nisso, evite bases e use apenas corretivo de cobertura mais leve para cobrir as olheiras e outras imperfeições como manchas de acnes, usando quantidade menores do que o comum.

Não use pó compacto

O pó é o responsável por selar a maquiagem e fazer com que ela dure mais, especialmente quando trata-se de maquiagens pesadas e com várias camadas. Em maquiagens para praia, o pó pode acabar causando uma sensação e aspecto desagradável no rosto, como uma espécie de massa ao entrar em contato com a água.

para montar a maquiagem para praia, deixe o pó facial de lado, já que ele pode acabar deixando uma textura estranha no rosto
para montar a maquiagem para praia, deixe o pó facial de lado, já que ele pode acabar deixando uma textura estranha no rosto

Caso ainda você escolha usar esse tipo de cosmético, dê preferência para os pós translúcidos com acabamento mais fino.

Troque a base por um filtro solar pigmentado

Caso você não consiga abrir mão da base, tente trocá-la por um filtro solar com cor, que dará uma cobertura mais uniforme na pele enquanto a protege dos raios de sol. Porém, fique atenta, já que o protetor com cor não é a mesma coisa que a base com proteção solar.

Enquanto a base é um cosmético que oferece proteção solar como um “bônus”, o protetor solar com cor é focado em proteger seu rosto do sol enquanto cobre algumas imperfeições da pele, já que sua cobertura é mais leve do que uma base comum.

Um dos grandes benefícios do protetor com cor é que você não precisa removê-lo na hora de retocar o filtro, enquanto a base deve ser removida completamente.

Deixe a sombra e delineador para a noite

Não é realmente uma boa ideia entrar na água usando sombras e delineador, já que ambos têm tendências a derreter na umidade, além de não combinarem com o clima leve da brisa do mar.

escolha uma sombra mais clarinha e mais neutra para combinar com o clima praiano
escolha uma sombra mais clarinha e mais neutra para combinar com o clima praiano

Mas, se mesmo assim você quiser usá-los, escolha opções à prova d’água e de cores mais naturais, como sombras que sejam semelhantes ao tom da sua pele ou um tom acima para marcar o côncavo com um esfumado leve.

As sombras cremosas podem ser ótimas para esse tipo de situação, já que se aderem melhor à pele.

Use sempre máscaras de cílios à prova d’água

A máscara de cílios é a responsável por deixar o olhar mais marcante, e pode ser usada na praia sem grandes problemas quando for à prova d’água. Do contrário, irá derreter e escorrer pelo rosto.

Antes de entrar na água com sua máscara, faça um teste em casa, já que alguns fabricantes vendem máscaras à prova d’água que acabam manchando o rosto em contato com a umidade.

Aposte em batons de tons mais claros com proteção solar

Algumas marcas de cosméticos oferecem protetores labiais com cores mais suaves como pêssego e rosa, e são excelentes opções para dar um charme a mais no visual sem deixar a proteção dos lábios de lado.

o batom também deve ser de um tom mais neutro, como os rosinhas e os nudes na hora de montar a maquiagem para praia
o batom também deve ser de um tom mais neutro, como os rosinhas e os nudes na hora de montar a maquiagem para praia

Afinal, embora poucas pessoas saibam, os lábios também devem receber a proteção adequada contra o sol para evitar rachaduras, ressecamento e em casos específicos, até mesmo o câncer.

Caso você não encontre esse tipo de protetor labial, você pode usar protetor sem cor e aplicar um lip tint por cima, dando um aspecto mais natural aos lábios com uma duração ainda maior.

Antes de dormir, lembre-se de sempre aplicar hidratantes e esfoliar os lábios pelo menos uma vez por semana para remover o excesso de células mortas.

Remova a maquiagem com demaquilante específico

Lavar o rosto apenas com água e sabonete para remover a maquiagem de praia não é uma das melhores escolhas, e pode causar diversos problemas incluindo acnes e envelhecimento precoce da pele.

Isso porque o sabonete é formulado para remover apenas a oleosidade e pequenos resíduos do rosto, sendo necessário um demaquilante específico para remoção da maquiagem, mesmo que seja uma maquiagem leve.

Do contrário, os poros podem acabar ficando entupidos, resultando em surtos de acnes por todo o rosto.

Mantenha uma rotina de cuidados pós praia

Além de remover a maquiagem adequadamente, faça uma esfoliação pelo menos de 2 a 3 vezes na semana, use água termal para acalmar a pele depois de ficar muito tempo no sol diariamente e use sérum e hidratantes indicados para as necessidades da sua pele antes de dormir e ao acordar. Por exemplo, para peles naturalmente oleosas, use sérum e hidratante para controle de oleosidade com poder de hidratação. Para peles naturalmente mais secas, use séruns específicos e cremes hidratantes mais densos para potencializar a hidratação na pele.

Depois de ver que pode usar maquiagem para praia, mas que é necessário tomar todos os cuidados a fim de evitar que os poros ficam entupidos e que você tenha problema com acnes, rugas e até manchas, use nossas dicas para cuidar da pele na praia com uma make leve que combine com seu look pé na areia.

Resuminhos

Posts Similares