Calcinha cintura alta modela o corpo
|

Pode usar calcinha de compressão todos os dias? Quais são os riscos para a saúde íntima e da pele?

A calcinha modeladora, ou calcinha de compressão, é um modelo de lingerie indicado para mulheres que desejam modelar a silhueta, mas também é muito usada como tratamento pós operatório para algumas cirurgias, como é o caso da cesárea. Mas será que usar calcinha de compressão todos os dias traz algum risco para a saúde?

A calcinha de compressão tem se tornado uma grande aliada das mulheres que desejam diminuir medidas e modelar o corpo, além de também ser uma forma de dar sustentação ao abdômen. Isso porque, por comprimir a pele da barriga, a mulher não fica com a sensação de estar com a região solta e sente mais firmeza e autoconfiança na hora de sair de casa.

Porém, com o uso desse tipo de calcinha cada vez mais recorrente, muitas mulheres ficam na dúvida se podem ou não usar a calcinha de compressão todos os dias. Pensando em lhe auxiliar a entender melhor sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre esse modelo de lingerie e qual a frequência ideal de uso. Confira!

Calcinha de compressão: posso usar diariamente sem correr riscos?

Embora ofereça diversos benefícios para quem usa, a calcinha de compressão não deve ser usada todos os dias. Afinal, sua finalidade é comprimir a pele da região, e isso pode acarretar em alguns problemas de saúde e especialmente de pele, já que o tecido apertado prejudica a respiração da região em que a calcinha fica posicionada.

CALCINHA CINTA CONFORT EM SUPLEX
CALCINHA CINTA CONFORT EM SUPLEX

O mais indicado é sempre usar a calcinha de compressão em dias alternados ou em uma média de 3 dias na semana para conseguir seus benefícios sem prejudicar a saúde.

Por que eu não devo usar calcinha de compressão todos os dias?

Irritações

Usar uma calcinha de compressão diariamente pode deixar sua pele mais irritada pelo atrito causado ao se movimentar, especialmente em dias mais quentes quando a região naturalmente produz mais suor. O calor e umidade local fazem com que você desenvolva coceiras e até feridas a pele não respira adequadamente.

Uma infecção bastante comum em casos assim é a foliculite, que se desenvolve quando há uma compressão muito grande na pele fazendo com que as bactérias fiquem presas dentro dos folículos capilares, resultando em inchaços avermelhados e doloridos que em alguns casos pode coçar e arder.

o uso da calcinha de compressão todos os dias pode causar irritações e alergias na pele
o uso da calcinha de compressão todos os dias pode causar irritações e alergias na pele

O problema pode ser tratado com facilidade com o uso de antibióticos tópicos. Porém, caso você use calcinha de compressão todos os dias e desenvolva quadros recorrentes de foliculite, seu organismo pode se tornar resistente aos antibióticos, dificultando o tratamento cada vez mais.

Redução da circulação local

O ideal é que a calcinha de compressão seja bem apertada para que você consiga todos os benefícios como a modelagem da silhueta e compressão da região da barriga.

Porém, o uso recorrente desse tipo de lingerie pode resultar em uma redução da circulação sanguínea na região, que a longo prazo pode causar coágulos, varizes e até congestão linfática.

Para evitar que isso aconteça, mas sem abrir mão do uso de calcinhas de compressão, é importante usá-las alternadas com calcinhas mais leves e folgadas, que não apertem a região.

Desenvolvimento de quadros de refluxo

Embora possa parecer um quadro causado por hábitos completamente diferentes, o refluxo ácido pode ser resultado do uso frequente de uma calcinha de compressão, já que ao comprimir a região abdominal sua barriga pode ser empurrada demais, impedindo que o conteúdo passe adequadamente pelo estômago e volte para o esôfago, causando desconforto, queimação e dores.

embora seja benéfica para modelar o corpo, a calcinha de compressão pode resultar em quadros de refluxo se usada de forma inadequada
embora seja benéfica para modelar o corpo, a calcinha de compressão pode resultar em quadros de refluxo se usada de forma inadequada

Caso o uso da lingerie seja diário, algumas mulheres podem desenvolver a doença do refluxo gastroesofágico – DRGE -, refluxo ácido e até azia.

Quadros de inchaços e gases

Ao comprimir a região abdominal todos os dias, o gás que é produzido naturalmente durante o processo de digestão dos alimentos, junto com o ar que você ingere no dia a dia de forma natural enquanto come, podem acabar ficando presos dentro do seu organismo.

Isso porque, a calcinha de compressão acaba prendendo o gás lá dentro e impedindo que ele se movimentou de forma livre dentro do seu sistema gastrointestinal, fazendo com que você sinta sua barriga inchada e tenha a sensação de estômago pesado e dolorido devido aos gases que estão presos.

Desenvolvimento de infecção urinária

Assim como acontece nos quadros de foliculite, a calcinha de compressão também acaba prendendo as bactérias na região íntima, que acabam se proliferando ainda mais com o uso frequente de roupas íntimas muito apertadas e falta de ventilação, causando quadros recorrentes de infecção urinária.

Esse quadro também pode se agravar pelo trabalho que você poderá ter para tirar e colocar a calcinha todas as vezes que for ao banheiro, fazendo com que você naturalmente opte por segurar o xixi por muitas horas seguidas, também aumentando as colônias de bactérias da região.

Falta de ar recorrente

Outro grande problema causado pelo uso diário da calcinha de compressão é o desenvolvimento de quadros de falta de ar. Isso acontece porque a pressão exercida no diafragma não permite que o órgão desça completamente, resultando em uma hiperventilação e até ataques de pânico pela dificuldade de respirar e falta de fôlego.

Surgimento de pelos encravados

Comprimir demais a pele causa um grande atrito entre o tecido e a região apertada, pressionando os folículos capilares, que podem acabar inflamando e não conseguindo crescer de forma normal e adequada.

o uso recorrente da calcinha de compressão pode contribuir para quadros de pelos encravados
o uso recorrente da calcinha de compressão pode contribuir para quadros de pelos encravados

Como resultado, os pelos acabam se enrolando, formando os temidos pelos encravados, que com o tempo se inflamam e acabam progredindo para bolinhas doloridas e cheias de pus.

Agora que você viu que você não deve usar calcinha de compressão todos os dias, opte por modelos mais leves e maiores como as tangas de algodão para intercalar o uso. Assim você consegue todos os benefícios de usar uma calcinha modeladora sem causar riscos à sua saúde íntima e pele.

Resuminhos

Posts Similares