|

O que é uma calcinha descartável?

As calcinhas descartáveis ficaram bem conhecidas nos últimos meses após a influenciadora Jade Picon citar que as usou durante o reality show Big Brother Brasil de 2022. Mas afinal o que é uma calcinha descartável?

Não se sabe ao certo quantas calcinhas e exatamente qual marca e modelo a influencer de moda levou para o confinamento no reality, mas algumas pessoas especulam que a mesma fez isso para ganhar espaço nas malas e também para evitar ficar lavando as peças íntimas durante o programa em rede nacional. 

Essas peças costumam ser feitas de algodão ou tecido sintético e normalmente são usadas em hospitais, clínicas e spas para evitar a proliferação de contaminações e também em viagens por serem compactas e por não precisarem ser lavadas. Após o seu uso o produto é jogado no lixo, ou seja descartado como diz o seu nome. 

Riscos para a saúde íntima e meio ambiente

Para especialistas não nada é comum que as calcinhas descartáveis sejam usada diariamente sem indicação médica por serem caras e também por possuírem riscos para a região íntima, como a candidíase e também alergias aos materiais utilizados. Assim como também podem ser extremamente prejudiciais ao planeta e causar um grande impacto ambiental. 

É comum que quem recorra a elas esteja passando por algum problema de saúde como para cirurgias, em períodos menstruais como forma de substituir absorventes e em pós parto.

Porém, também existem modelos que funcionam como uma fralda absorvendo o fluxo urinário e neutralizando possíveis odores, e nesses casos costumam ser usados por pessoas com problemas mais sérios de saúde no sistema urinário ou com problemas de locomoção, como idosos acamados. 

Preços

É possível encontrar as peças de diferentes marcas e com diferentes preços que variam por cerca de 20 a 140 reais o pacote, dependendo do material utilizado. A mais recomendada e vendida é a da marca Tena que pode ser encontrada em diversos sites como Amazon e Drogaria São Paulo com preços que chegam até 35 reais. 

Outra que possui muitas recomendações positivas é a da marca de absorventes Always, a Always Discreet Boutique, que pode ser encontrada no Mercado livre e Drogaria Raia com preços que variam de 70 a 200 reais.   

Materiais

Os materiais das calcinhas descartáveis costumam variar tanto quanto os preços sendo o mais barato o TNT e o mais caro o algodão. Por ser de material plástico e por ser denominado como um Tecido que Não é Tecido, o TNT pode trazer vários riscos ao ph vaginal, pois não permite que essa área respire além de ser derivado de petróleo que possui uma das indústrias mais complexas e difíceis por motivos políticos e ambientais.

O algodão é a opção recomendada pelos especialistas independente de ser ou não descartável pois deixam a área íntima mais arejada e evita doenças como candidíase e alergias, além de ser ecologicamente correta pois costumam ser biodegradáveis, ou seja se decompõem na natureza a partir de organismos vivos. E por isso seriam a opção mais segura e mais cara também. 

Vale ressaltar, entretanto, que a escolha de utilizar calcinhas descartáveis sem motivos de saúde não é nem um pouco ecologicamente correta e pode trazer grandes prejuízos para o meio ambiente por terem materiais que podem levar até 450 anos para se decompor corretamente na natureza, além de ser caro e ruim para o ph vaginal.

Resuminhos

Posts Similares