O que deixa o cabelo verde na piscina
|

O que deixa o cabelo verde na piscina? Saiba mais sobre como evitar esse problema e como tratar o cabelo loiro esverdeado

Se você tem o cabelo loiro, já deve ter notado que ao entrar na piscina em algumas ocasiões seu cabelo começa a ficar esverdeado, especialmente se você entra na água vários dias seguidos. Embora seja algo natural devido a algumas reações químicas, muitas mulheres se perguntam por que isso acontece e como corrigir a cor do cabelo verde na piscina.

Apesar de ser mais comum que isso aconteça na piscina, em algumas praias você também pode notar que o seu cabelo fica levemente esverdeado, causando um grande incômodo especialmente se você tingiu as madeixas há pouco tempo.

Porém, pode ficar tranquila: esse problema é reversível e pode ser corrigido facilmente.

Para lhe auxiliar a lidar com a cor verde no cabelo, separamos um post explicando por que e como acontece e o que fazer para voltar ao loiro normal. Veja a seguir!

Por que fiquei com o cabelo verde na piscina?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o cloro é o maior responsável por deixar o cabelo verde, na verdade o grande vilão do cabelo loiro é o cobre, que ao entrar em contato com a queratina do cabelo reage e atinge uma cor esverdeada. 

o cabelo esverdeado depois de entrar na piscina é em decorrência da reação química que acontece com o cobre e a queratina
o cabelo esverdeado depois de entrar na piscina é em decorrência da reação química que acontece com o cobre e a queratina

O cobre é uma substância que normalmente é encontrada em produtos químicos como o sulfato de cobre, que é usado para tratar a água da piscina, sendo o motivo de ser mais comum que os cabelos fiquem verdes na piscina e não na praia.

Vale ressaltar ainda que quanto mais poroso o fio estiver, mais facilmente o cobre consegue penetrar em seu interior e atingir suas estruturas, deixando os fios ainda mais esverdeados.

É possível evitar o cabelo verde na piscina?

Sim, é possível evitar ou amenizar os quadros de cabelos verdes seguindo os seguintes passos:

Hidrate os cabelos diariamente

Cabelos bem hidratados têm menos riscos de ficar verdes, já que quanto menos porosos, mais dificuldade o cobre tem de entrar no interior do fio. Pensando nisso, hidrate os cabelos diariamente depois de sair do mar e da piscina com produtos específicos para seu tipo de cabelo.

Use um selador

O selador é um produto voltado para o tratamento capilar que atua como uma espécie de camada que protege as cutículas do cabelo, também dificultando a entrada do cobre dentro da fibra capilar. Ele deve ser usado sempre antes de entrar no mar e na piscina junto com o filtro solar.

Use cremes que tenham filtro solar

Hoje no mercado é possível encontrar cremes hidratantes para o cabelo que contém filtro solar, ajudando a amenizar os efeitos dos raios UV no cabelo.

é importante usar hidratantes com filtro solar especialmente para cabelos loiros
é importante usar hidratantes com filtro solar especialmente para cabelos loiros

Afinal, embora eles não sejam responsáveis por deixar os cabelos verdes, esses raios deixam os cabelos mais fragilizados. Isto é: facilitam a entrada do cobre na fibra.

Use esse tipo de creme antes e depois de sair da piscina e do mar.

Molhe o cabelo nas duchas antes de entrar na piscina

Pode parecer estranho, mas molhar os cabelos antes de entrar na piscina dificulta a entrada do cobre dentro da fibra capilar. Isso porque ao molhar os cabelos com água comum das duchas que não contém cobre em sua composição, os fios absorvem uma água que não fará mal ao cabelo. 

Com isso, ao entrar em contato com a água da piscina, os efeitos do cobre serão menores, já que o cabelo já terá absorvido a outra água.

Caso não tenha ducha, você pode fazer esse passo no chuverio de casa.

Lave o cabelo na ducha novamente depois de sair da piscina

Lavar os cabelos em água corrente fria depois de sair da piscina ajuda a remover as impurezas que podem estar presas no seu cabelo, incluindo o cobre. Isso diminui o tempo de contato dessas substâncias com os fios, amenizando o verde.

O que fazer quando o cabelo fica verde?

O primeiro passo para cuidar de cabelos verdes é usar um shampoo anti resíduos, porém, use apenas se você não tiver feito escova progressiva. Esse tipo de shampoo conta com sulfatos, e é formulado para remover todas as impurezas que interferem na cor do cabelo.

ao notar que o cabelo está esverdeado, use shampoos específicos para tratar o problema, ou lave o cabelo com uma solução de água e vinagre
ao notar que o cabelo está esverdeado, use shampoos específicos para tratar o problema, ou lave o cabelo com uma solução de água e vinagre

Porém, atente-se para usá-lo apenas uma ou no máximo duas vezes na semana, já que por tirar toda a oleosidade natural do couro cabelo, ele acaba ressecando os fios.

Você também pode usar shampoos específicos para matificar o cabelo, o que auxilia a remover cores que acabam interferindo no loiro. Normalmente os matizadores que tiram o verde são os de cores vermelhas e laranjas.

Outra saída é usar uma máscara caseira feita com vinagre, que também serve como um hidratante para os fios. Para isso, misture quatro colheres de sopa de vinagre de maçã em meio litro de água fria. Mexa bem e aplique nos cabelos secos com borrifador. Deixe agir por 15 minutos e lave normalmente com shampoo e condicionar.

Dobre a receita caso não consiga aplicar em todo o cabelo.

Por fim, existe também no mercado algumas linhas de produtos específicas para desintoxicar os cabelos do cobre e outros metais presentes na água da piscina. Além de evitar e tratar o problema, esse tipo de shampoo ainda ajuda a hidratar e nutrir os fios durante os dias de piscina.

Depois de ver o que deixa o cabelo verde na piscina e como evitar o problema, mantenha os fios hidratados para amenizar esse tipo de situação. Caso seus cabelos já estejam verdes, use nossas dicas ou procure um cabelereiro de confiança para tratar a cor esverdeada das mechas sem agredir mais ainda a fibra capilar.

Resuminhos

Posts Similares