Não usar sutiã faz mal
|

Não usar sutiã faz mal? Mito ou verdade? Quais os riscos de deixar os seios sem sustentação?

Você alguma vez já ouviu dizer que se você não usasse sutiã os seios não conseguiriam mais se sustentar sozinhos? Essa e outras velhas crenças acabaram gerando diversas dúvidas nas mulheres, fazendo com que muitas começassem a se perguntar se não usar sutiã faz mal e qual a necessidade da peça no dia a dia da mulher.

O sutiã nada mais é do que uma peça que faz parte do vestuário feminino usado para dar sustentação ao seio, evitando que as mulheres com seios fartos desenvolvam dores nas costas pelo peso da mama. 

Além disso, também é uma forma de deixar o colo mais desenhado e dar um ar de sensualidade a mais à silhueta feminina, especialmente em eventos especiais que demandam uma lingerie mais sexy.

Mas será que é mesmo necessário usar sutiã? Confira nosso artigo abaixo e veja se faz mal ficar sem essa peça no dia a dia!

Qual o principal objetivo do sutiã?

A peça foi desenvolvida com o objetivo principal de dar uma sustentação maior aos seios, especialmente os mais volumosos, que acabam exercendo uma grande pressão na coluna feminina. Além disso, o sutiã, assim como a calcinha, também é considerada uma peça de proteção para as áreas íntimas femininas, evitando o contato da pele mais sensível do seio com tecidos mais ásperos e até insetos e fungos.

o objetivo principal do sutiã é criar uma sustentação para os seios
o objetivo principal do sutiã é criar uma sustentação para os seios

Em alguns casos, o sutiã também é indicado durante o período pós operatório de certas cirurgias, incluindo o implante de silicone, dando maior sustentação e facilitando a recuperação da paciente.

Não usar sutiã faz mal?

Não existe de fato uma pesquisa que comprove que não usar sutiã faz mal à saúde, independentemente se a paciente possui seios fartos ou não.

O que acontece é que nos casos de mamas volumosas, deixar de usar sutiã pode acarretar em problemas e dores nas colunas por falta de sustentação, sendo indicado que a mulher recorra a uma cirurgia de mamoplastia redutora para evitar problemas graves na coluna.

Além de não fazer mal ficar sem sutiã no dia a dia, também é importante ressaltar que não existe estudo que comprove que usar sutiã fortalece o tônus muscular, já que a falta de colágeno natural com o passar dos anos e a má alimentação são os dois maiores vilões quando o assunto são a flacidez dos seios, não sendo possível recuperar esse tônus apenas com o uso da peça.

a alimentação saudável também evita a flacidez dos seios
a alimentação saudável também evita a flacidez dos seios

Porém, o sutiã é capaz de sustentar os seios durante o período em que é usado, deixando as mulheres mais confiantes, especialmente as que se sentem incomodadas com a flacidez.

Como escolher o sutiã ideal?

Caso você tenha seios fartos, é essencial ficar de olho na alça do sutiã e não no bojo: issoporque a alça é responsável por pelo menos 90% de todo o suporte proporcionado pelo sutiã, já que é ela que causa a sustentação necessária para que os seios fiquem em pé. Junto, os aros complementam a sustentação, dando um apoio extra à peça e deixando a mulher mais confortável, sem muito peso na coluna.

Leia também Por que o sutiã fica subindo? Saiba como escolher o sutiã certo

Dormir com sutiã faz mal?

Não existem estudos que comprovem que dormir de sutiã faz mal. O que pode acontecer é que durante o verão, o uso da peça no período da noite pode acabar gerando uma transpiração maior, causando alergias na pele e até casos de foliculite, sendo o mais indicado dormir com peças mais leves como camisolas e baby-doll.

Usar sutiã causa câncer?

Nos últimos anos, muitas pessoas começaram a falar sobre o risco maior de desenvolvimento de câncer em mulheres que usam sutiã de bojo diariamente, porém, não existem pesquisas que comprovem que isso seja verdade, e usar a peça todos os dias não traz nenhum risco à saúde da mulher.

Quais os benefícios de usar sutiã?

Autoconfiança

Muitas mulheres que se sentem incomodadas com a flacidez da pele se sentem mais confortáveis, seguras e atraentes quando estão usando sutiã, especialmente as peças feitas de renda e com detalhes mais sensuais.

SUTIÃ STRAPPY COM BOJO EM RENDA AZUL MARINHO
SUTIÃ STRAPPY COM BOJO EM RENDA AZUL MARINHO 

Além disso, a peça ainda desenha a silhueta e pode ser uma ótima forma de apostar em looks especiais.

Leia também Qual a cor de lingerie mais sexy? Melhores modelos e tons para um look mais sensual

Valoriza o decote

Algumas peças de roupas, especialmente vestidos e camisetas com decotes maiores tendem a ficar mais valorizados com o sutiã correto, que sustenta o seio e deixa um recorte mais bonito e atraente.

Evita dores nas costas

Para quem tem seios fartos, o sutiã é um excelente alinhado para evitar a sobrecarga na coluna decorrente do peso das mamas. Com isso, caso você tenha seios fartos, é mais indicado usar a peça diariamente, ou pelo menos 4 vezes na semana para evitar que a coluna sofra uma sobrecarga.

Ajuda na recuperação de cirurgias

Alguns processos cirúrgicos precisam de cuidados especiais no pós-operatório, incluindo uma sustentação maior na região dos seios. Com isso, os especialistas indicam o uso de sutiãs pós-cirúrgicos em casos de operações na região do colo, como o caso da aplicação de implantes de silicone.

Ajuda a sustentar os seios durante a amamentação

Durante a amamentação o seio feminino tende a ficar ainda maior devido à produção de leite, sendo necessário uma sustentação extra para evitar dores nas costas. Além disso, o sutiã de amamentação auxilia na hora de usar o absorvente nas mamas para que o leite não vaze, evitando também quadros de dores por seios muito pesados.

SUTIÃ AMAMENTAÇÃO SEM BOJO EM RENDA BRANCO
SUTIÃ AMAMENTAÇÃO SEM BOJO EM RENDA BRANCO

Depois de ver que não usar sutiã faz mal é apenas um mito, você pode escolher usar ou não a peça no seu dia a dia. Porém, caso você sofra de dores nas costas em decorrência de um volume grande das mamas, é interessante intercalar o uso da peça para que sua coluna não sofra uma sobrecarga e procurar ajuda médica para avaliar a necessidade de cirurgias.

Sutiãs CFL Lingerie

Os sutiãs são uma peça fundamental no universo da moda íntima feminina. Escolher o sutiã perfeito é um desafio para as mulheres. Afinal, é preciso encontrar um modelo que faz você se sentir confortável e confiante, além de ser uma peça que atenda às suas necessidades individuais com funcionalidade e estilo.

Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.

Resuminhos

Posts Similares