|

07 mitos e verdades sobre amamentação

Considerado por muitos um dos pontos mais altos da maternidade, a amamentação é um período de desafio para o bebê e mamãe, que estão aprendendo a se reconhecer no mundo externo e cheio de novidades. 

Ao contrário do que muitos pensam e é ensinado através de má informação sobre a amamentação, ela não é um processo automático. Tanto o bebê como a mamãe precisam aprender a lidar com os desafios que ela representa.

É bastante normal que surjam dificuldades durante o período de adaptação, como a pega correta, dor, cansaço e dúvidas se está tudo acontecendo da forma como deveria acontecer.

Os mitos que giram em torno da amamentação também dificultam o processo de informação corretamente e colocam em risco a saúde do bebê e da mãe. Para ajudar você a sair desse ciclo, selecionamos 7 mitos e verdades sobre a amamentação. Vem com a gente!

Benefícios da amamentação para o bebê

Aos seis primeiros meses de vida, o leite materno é o único alimento que a criança precisa, não sendo necessário oferecer água ou chás, e muito menos alimentação nesse período. Ele fornece todos os nutrientes necessários para o pleno desenvolvimento infantil.

Benefícios da amamentação para os bebês
Benefícios da amamentação para os bebês

A amamentação deve ser exclusiva até os 06 meses de idade. Os médicos, inclusive, estimulam que ela seja mantida após os seus primeiros meses, como complemento à alimentação do bebê por, pelo menos, até os dois anos de idade.

Estudos recentes apontam que a amamentação, que é mantida até os dois anos ou mais, ajudam a prevenir o aparecimento de doenças no decorrer da vida da criança, como a obesidade infantil, alergias alimentares e diabetes tipo 2.

Benefícios da amamentação para a mamãe

Engana-se quem pensa que a amamentação só traz benefícios para o bebê. Amamentar o filho também traz benefícios para as mães, protegendo-as contra fraturas ósseas, além de auxiliar na prevenção de artrite e artrose (doença autoimune que provoca inflamação severa nas articulações), além de reduzir o risco do aparecimento de câncer nos ovários e mamas.

Benefícios da amamentação para as mães
Benefícios da amamentação para as mães

Quando essa amamentação é feita de forma exclusiva, também conta com um potente fator anticoncepcional (mas atenção, para diminuir ainda mais as chances de uma nova gravidez, converse com seu médico a fim de traçar um planejamento e medicações que possam ser administradas durante o período).

Mitos e verdades sobre a amamentação

Selecionamos alguns mitos e verdades mais difundidos entre os ditos e crenças populares para você estar preparada. Acompanhe o nosso artigo.

A criança deve mamar a cada 2 ou 3 horas: Mito

Esse é um dos mitos mais conhecidos! A mãe deverá oferecer ao seu bebê leite à livre demanda, ou seja, sempre que o bebê sentir fome ou necessidade.

Cada criança é um ser individual, tem suas especificações e necessidades. Umas sugam mais que as outras, outras sentem mais sede, outras interrompem a mamada com mais frequência… Não há uma regra específica pra isso. 

Você deve oferecer o leite materno em livre demanda
Você deve oferecer o leite materno em livre demanda

Quando a criança está satisfeita, ela solta a mama voluntariamente. Outras, acabam adormecendo no processo e soltam quando engatam no sono. É só observar como seu filho se comporta e você saberá.

Leite materno fraco: Mito

Cada mãe produz o leite adequado para o seu bebê e esse vai suprir todas as necessidades do bebê. Coloquem de uma vez por todas na sua mente: não existe leite fraco! O leite é produzido diariamente, na quantidade que o bebê necessita e pede para o corpo da mãe.

O que acaba ocorrendo em alguns casos é que o bebê vai crescendo e se desenvolvendo.

Não existe leite fraco na amamentação
Não existe leite fraco na amamentação

Com isso, seu estômago também vai crescendo e necessitando cada vez mais e mais de leite e com isso, de um dia pro outro, você começa a perceber que ele pede mamadas mais frequentes do que antes.

A recomendação médica é que você ofereça aos seu filho a mama quantas vezes esse solicitar, durante o dia e à noite.

Chupetas e mamadeiras interferem no aleitamento materno: Verdade

Os bicos de mamadeira e de chupeta aumentam o risco do bebê largar a mama de forma precoce. Isso porque os bicos desses acessórios acabam por confundir o bebê que está aprendendo tudo sobre o mundo- e o bico artificial é completamente diferente do bico do peito.

Chupetas e mamadeiras podem atrapalhar a amamentação
Chupetas e mamadeiras podem atrapalhar a amamentação

Outro fator a considerar é que essa confusão e a largada da mama pode contribuir para problemas fonoaudiólogos futuros e ortodônticos. Se você quer evitar qualquer problema do gênero, evite, também, o oferecimento desses acessórios à criança.

As fórmulas de leite são quase iguais ao leite materno: Mito

As fórmulas vendidas em farmácias e supermercados, embora tenham evoluído e contem com a tecnologia da nutrição à seu favor, ela não conta com anticorpos, células vivas, hormônios e nem enzimas que estão presentes no leite materno.

Outro fator a prestar a atenção, é que o oferecimento de fórmulas sem supervisão médica podem fazer com que o bebê desenvolva alergia à proteína do leite de vaca.

Ansiedade e estresse prejudicam a produção do leite materno: Verdade

A adrenalina que é liberada quando estamos em picos de estresse ou ansiedade acabam por interferir na quantidade do hormônio prolactina, que é o responsável pela produção de leite.

Contudo, não precisa se assustar: essa diminuição é algo momentâneo e tende a se regularizar com o passar das horas.

Procure um lugar calmo na hora da amamentação
Procure um lugar calmo na hora da amamentação

Para evitar isso, sempre que for fazer a amamentação, prefira escolher lugares calmos e tranquilos. Faça desse momento de mamada algo exclusivo entre você e seu filho.

Quanto mais líquido a mãe beber, mais leite produz: Mito

A mãe vai conseguir produzir leite independente da quantidade de água que ela for ingerir durante o dia. O que ocorre é que muitas mulheres sentem mais sede durante o processo de amamentação, justamente porque o corpo “pede” para repor o líquido que está saindo durante o aleitamento.

Por via das dúvidas, durante o período de amamentação, ingira ao menos, 3l de água e respeite seu corpo toda vez que sentir que precisa ingerir líquidos.

O bebê que mama não precisa de água: Verdade

Logo no começo da mamada do bebê, 80% do líquido que vem à boca é, basicamente, composto por água. Ele é o suficiente para matar a sede do bebê além de ser rico em anticorpos.

O bebê que mama no peito não precisa de água
O bebê que mama no peito não precisa de água

O leite da mamãe possui em sua composição, 87,5% de água, uma baixa carga de soluto para que não haja sobrecarga renal no bebê. Com isso, fique tranquila: o bebê não precisa de água- e se ele sentir sede, vai pedir a mama que deverá ser oferecida imediatamente. 

Oferecer água com frequência faz com que o espaçamento entre as pegas fique diminuído e a nutrição do bebê seja comprometida.

Curta o momento da amamentação

O segredo para aproveitar ao máximo esse momento de sintonia entre mãe e filho (a) é fazer desse momento, algo único e especial. É um sentimento que vai se despertando aos poucos e você não precisa ter pressa: a natureza vai se encarregar desse processo naturalmente. 

Prefira sutiãs de amamentação
Prefira sutiãs de amamentação

Na hora da amamentação, esteja confortável. Para isso, prefira sutiã feminino de amamentação que vai facilitar a mamada tanto para você quanto para o bebê. Procure sempre um lugar calmo, onde você consiga desfrutar desse momento junto com ele.

Você ainda tem mais alguma dúvida sobre a amamentação? Escreva para a gente nos comentários! Se você tem alguma dica para uma mamãe de primeira viagem, escreva também.

Resuminhos

Posts Similares