o corpo ampulheta é um dos mais desejados pelas mulheres, e possui os ombros e quadris na mesma largura com a cintura mais fina
|

Faz mal usar calcinha fio dental diariamente? Quais são os riscos?

Com a popularização do uso das calcinhas fio dental, muitas mulheres começaram a se preocupar com os riscos que a peça poderia trazer para a saúde íntima, já que por ser menor, os modelos fio dental podem contribuir para o aumento de bactérias na região da vagina. Mas será que faz mal usar calcinha fio dental diariamente?

Antigamente, a calcinha fio dental era vista como uma peça vulgar e existia um enorme tabu sobre o uso desse modelo de lingerie, o que fazia com que poucas mulheres de fato se preocupassem com as consequências do uso constante dos modelos menores de calcinha.

No entanto, ao decorrer dos últimos anos a calcinha fio dental se tornou não somente uma peça sensual no guarda roupa femino, mas também uma opção de conforto e praticidade para ser usada em diversas atividades do dia a dia. O que acabou gerando uma grande confusão a respeito dos malefícios que o uso constante da peça poderia trazer.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post explicando mais sobre quais as consequências em usar calcinhas fio dental todos os dias e qual a melhor frequência para uso da peça. Confira a seguir!

Por que não devo usar a calcinha fio dental todos os dias?

O uso diário dos modelos de calcinha fio dental pode colocar em risco a saúde da região íntima da mulher por se tratar de um modelo menor e que fica em contato direto com a região do anus. Como consequência, as bactérias que existem na área perianal migram com mais facilidade para a vagina, contribuindo para quadros de infecção mais recorrentes.

os modelos fio dental podem ser mais confortáveis por serem menores
os modelos fio dental podem ser mais confortáveis por serem menores

Os riscos ficam ainda mais graves se levarmos em consideração a umidade local e os movimentos feitos durante o dia: quanto mais a mulher se movimenta, mais bactérias são levadas até a região vaginal, que junto com o ambiente naturalmente úmido, se proliferam e aumentam o desenvolvimento de infecções. 

Como normalmente as calcinhas fio dental são fabricadas em tecidos sintéticos, a umidade local não é contida e a região não fica adequadamente arejada, o que cria um cenário perfeito para que as bactérias se multipliquem.

Quanto mais frequente é o uso da peça, mais bactérias migram para a área da vagina e maior recorrência de infecção no local. Entretanto, esse risco pode ser minimizado e o modelo for usado com menos frequência e em dias alternados, e você evitar ao máximo usar a calcinha fio dental diariamente.

Quando esse risco aumenta?

Durante o período menstrual, os riscos de infecção são ainda maiores, especialmente pela diferença no pH da vagina e do sangue, fazendo com que durante esses dias a região fique mais sensível às bactérias.

Quando a mulher usa a calcinha fio dental durante a menstruação, mesmo que esteja usando absorventes internos, a tendência é que esses riscos sejam ainda maiores.

O mais indicado durante esses dias é optar por modelos de tecidos de algodão e maiores, como as tangas ou modelos biquini que permitem que a área da vagina fique mais arejada e diminua a umidade local, além de não ficare em contato direto com a região anal.

Qual o modelo de calcinha mais indicado para usar todos os dias?

Não existe um modelo de calcinha que seja mais indicado para o uso diário, sendo necessário apenas ficar atenta a alguns fatores.

Para usos recorrentes, o ideal é que você opte por modelos que sejam fabricados em algodão para conter a umidade natural da região vaginal e evitar que você fique úmida durante todo o dia, além de ser importante que o modelo não fique diretamente em contato com a área perianal para não levar as bactérias da região para a vagina.

os modelos tanga são maiores e não ficam em contato direto com a região perianal
os modelos tanga são maiores e não ficam em contato direto com a região perianal

Junto, o modelo ainda deve ser confortável para usar todos os dias e para não interferir nas atividades como ir à academia, atrapalhar, andar, agachar etc.

Isso não significa que você não possa usar modelos de calcinha fio dental ou outros modelos menores de vez em quando, para ocasiões especiais ou para conforto. Lembre-se apenas de não usar a peça mais de 3 vezes na semana e opte por usá-lo em dias alternados para diminuir os riscos de possíveis infecções.

Quais cuidados ter ao usar calcinha fio dental?

Por ser um modelo menor, a calcinha fio dental deixa a região da vagina exposta a mais bactérias e é importante ficar atenta a certas situações para evitar o contato direto com bactérias externas, como por exemplo usar shorts e saias curtas e provar roupas em lojas.

O uso de peças mais curtas e a prova de roupas em lojas devem acontecer apenas quando você estiver usando calcinhas maiores e de tecido de algodão para diminuir o risco de infecções por contato, especialmente quando for provar roupas em lojas onde várias pessoas costumam frequentar, colocar a mão e provar.

por serem menores, os modelos fio dental deixam a região íntima da mulher mais exposta
por serem menores, os modelos fio dental deixam a região íntima da mulher mais exposta

Outra dica é sempre deixar as calcinhas secarem no sol, já que as altas temperaturas matam as bactérias que possam ter ficado no tecido enquanto secam. Em dias nublados, depois que a peça estiver seca, você pode passar a parte que fica em contato com a região vaginal com o ferro quente.

Na hora de lavar suas lingeries, prefira sempre sabão neutro e vinagre de álcool para ajudar a higienizar as peças corretamente – vale ressaltar que o vinagre de álcool não deixa cheiro na peça, especialmente depois de aplicar amaciante.

Agora que você aprendeu que usar calcinha fio dental diariamente faz mal, diversifique seu guarda roupa e escolha outros modelos de lingerie que além de confortáveis, também podem ser sensuais e românticas, e deixe os modelos fio dental para ocasiões mais especiais.

Resuminhos

Posts Similares