Dormir sem calcinha faz bem
|

Dormir sem calcinha faz bem? Mito ou verdade? Qual a melhor calcinha para passar a noite sem prejudicar a saúde íntima?

Se você é mulher, com certeza já ouviu falar que dormir sem calcinha faz bem para a saúde íntima e deveria ser um hábito diário. E mesmo que existam diversas mulheres que prefiram dormir sem lingerie, a grande maioria ainda usa roupas íntimas durante a noite. Mas será que dormir sem calcinha faz bem para a saúde mesmo?

As lingeries são peças importantes no dia a dia da mulher, evitando que a região vaginal entre em contato com bactérias ao sentar em bancos e cadeiras, assim como contribui para a absorção de suor e muco para evitar possíveis infecções.

Pensando nisso, muitas mulheres ficam em dúvida se durante a noite a região íntima também precise de toda essa proteção, tendo em vista que a tendência é que a mulher sue menos e entre em contato apenas com o lençol.

Para que você entenda melhor se deve ou não dormir sem calcinha, fizemos um post explicando mais sobre esse assunto. Confira!

Quais os riscos de dormir de calcinhas de modelagem errada?

Apesar dos riscos de dormir com calcinha serem pequenos se você optar por modelos maiores e de algodão, em alguns casos, o tecido pode acabar alterando o pH da vagina e dificultar a ventilação, aumentando assim a temperatura e umidade do canal vaginal.

opção de calcinha para dormir: TANGÃO EM ALGODÃO BÁSICA BRANCO
opção de calcinha para dormir: TANGÃO EM ALGODÃO BÁSICA BRANCO

Como resultado, os fungos e bactérias se proliferam em quantidades maiores, podendo inclusive causar quadros de candidíase e outras infecções vaginais.

5 benefícios de dormir sem calcinha para a saúde vaginal

5- Aumenta o conforto durante a noite

Para algumas mulheres, a calcinha pode ser um grande incômodo durante a noite e uma saída para evitar esse desconforto é dormir sem a peça algumas vezes na semana. Caso você não esteja acostumada a dormir sem lingerie, opte por calcinhas com cortes mais confortáveis e tecidos mais suaves como algodão, por exemplo.

4- Maior ventilação na região vaginal

Quanto menos peças na região da vagina, maior a ventilação e menos umidade natural e suor. Isso porque usar calcinha o tempo todo pode aumentar os corrimentos e muco vaginal devido à umidade, o que é algo completamente normal e natural.

quanto menos tecidos na hora de dormir, menos a área íntima fica abafada
quanto menos tecidos na hora de dormir, menos a área íntima fica abafada

Porém, se isso te incomoda, uma ótima forma de controlar a umidade do local é dormir sem calcinha em noites alternadas para que a região fique livre de panos que acabam abafando e criando uma umidade e calor ainda maior na área.

3- Diminui irritações 

Muitas mulheres podem notar quadros de irritações devido ao uso de calcinhas durante a noite, já que a peça pode apertar a pele da região e resultar em coceira e até pequenas lesões.

Além de dormir sem calcinha durante a noite, fique de olho no tecido de lingerie que você usa para dormir, dando preferência para modelos maiores e fabricados em algodão, já que os tecidos sintéticos não retém a umidade local e podem contribuir para a proliferação de bactérias.

2- Evita quadros de foliculite

Além de causar irritações e lesões na área vaginal, o calor e umidade também podem causar quadros de foliculite, que além de serem incômodos podem ser bastante doloridos.

Isso acontece graças à falta de ventilação na região da vagina, que acaba causando uam inflamação nos folículos resultando em pequenos inchaços vermelhos e brancos que estouram como espinhas.

Além da falta de ventilação, calcinhas apertadas ainda contribuem para uma maior compressão da pele, fazendo com que as bactérias fiquem presas nos folículos capilares e resultem em quadros de inflamações na pele.

Esse tipo de problema se forma especialmente na lateral da região da vagina, e pode se intensificar em dias de depilação ou ao usar calcinhas de modelagem errada.

1- Previne infecções

O maior benefício de dormir sem calcinha durante à noite é a prevenção de quadros de infecção fúngica, graças à ventilação do local e diminuição de umidade e calor quando a mulher dorme sem lingerie.

É importante ressaltar, porém, a necessidade de trocar o lençol com maior frequência ao dormir sem roupas íntimas, evitando assim quadros de irritação por ácaros presentes no colchão.

Prefira trocar a roupa de cama 2 vezes na semana e evite dormir com os cabelos úmidos para não estimular a proliferação desses microorganismos pela cama.

Cuidados ao escolher o pijama para dormir sem calcinha

O pijama também desempenha um papel importante na saúde íntima feminina. Afinal, de nada adianta dormir sem calcinha e usar um Baby Doll apertado que deixará a região abafada. Dê sempre preferência para camisolas ou pijamas com calças e shorts mais levinhos.

SHORT DOLL CONFORTO EM MALHA ESTAMPADO SALMÃO G14
SHORT DOLL CONFORTO EM MALHA ESTAMPADO SALMÃO

Você pode escolher shorts e calças de tecidos sintéticos sem grandes problemas ao dormir sem calcinha, mas a recomendação é optar por peças fabricadas de algodão em dias de verão intenso para evitar a umidade nessa área.

Escolhendo peças mais leves e folgadas junto com uma calcinha de algodão você também consegue grande parte dos benefícios citados acima.

É possível dormir sem calcinha menstruada?

Durante a menstruação os benefícios de dormir sem calcinha são ainda maiores, desde que você opte pelo coletor menstrual.

Ele evitará que a região fique ainda mais úmida e abafada, e evita os quadros de infecções que são mais recorrentes durante esse período. Além disso, trará ainda mais conforto para as noites, já que nesse período as mulheres ficam mais inchadas e sensíveis.

Tenha apenas o cuidado de escolher o coletor correto para evitar vazamentos durante o sono, o que pode causar um grande desconforto.

Se você ainda não é adepta ao coletor menstrual, a recomendação é dormir com calcinhas leves de algodão e de cortes maiores, evitando assim irritações e infecções durante esse período.

Agora que você viu que dormir sem calcinha faz bem para a saúde íntima, não deixe de fazer um teste caso você não esteja acostumada a dormir sem lingerie. Caso você não se acostume com esse hábito, você pode optar por calcinhas mais larguinhas e de tecidos mais leves para permitir que a região receba uma ventilação maior.

Resuminhos

Posts Similares