a calcinha absorvente é visivelmente como uma calcinha comum, mudando apenas sua composição de tecidos
|

Qual a diferença entre calcinha e fio dental e quando usar cada uma delas?

A calcinha fio dental é uma peça que tem ganhado cada vez mais espaço nos guarda-roupas das mulheres brasileiras. Essa popularização acabou gerando algumas dúvidas a respeito dos tipos de lingerie que existem, fazendo com que muitas mulheres se perguntem qual a diferença entre calcinha e fio dental.

Embora a peça fio dental também faça parte do universo das calcinhas, essa é uma peça que mais se diferenciam dos outros modelos como a tanga e a calcinha cintura alta. Para grau de comparação, hoje vamos falar mais sobre a diferença entre calcinha tanga e calcinha fio dental.

Leia também Todos os tipos de calcinha e suas recomendações

Confira essa comparação mais detalhada a seguir!

Calcinha tanga

A calcinha tanga, assim como a maior parte das outras calcinhas, possui um molde maior em comparação com os modelos fio dental. Embora a parte da frente normalmente seja menor do que a parte de trás, ainda assim, é considerada um modelo mediano e que cobre grande parte da região do bumbum.

os modelos tangas têm a parte de trás maiores e laterais mais largas
os modelos tangas têm a parte de trás maiores e laterais mais largas

Sua fabricação pode ser feita em diversos tipos diferentes de tecido, desde algodão, até os sintéticos e a renda.

A calcinha tanga ficou conhecida também como biquíni por ter laterais levemente mais altas, inspiradas no modelo de biquíni asa delta, o que faz com que a parte de trás levante ligeiramente o bumbum. 

Esse modelo pode marcar mais em certos tecidos em comparação com a calcinha fio dental, mas ainda é uma peça que pode ser usada com diversas roupas, indicada especialmente para dias do período menstrual por alocar bem o absorvente.

A tanga também pode ser usada todos os dias sem grandes problemas, especialmente se for fabricada em tecido como o algodão, que auxilia a absorver a umidade natural da região íntima e o suor.

Fio dental

O modelo fio dental já é um modelo menor, com a parte de trás levemente pequena que conta com um ou dois fios, deixando o bumbum mais à mostra quando comparado com as outras calcinhas.

já os modelos fio dental contam com apenas um ou dois fios na parte de trás
já os modelos fio dental contam com apenas um ou dois fios na parte de trás

O modelo fio duplo, por exemplo, é ligeiramente maior do que os modelos mais sensuais que são compostos por apenas um fio. No entanto, diferente do que muitas mulheres imaginam, as calcinhas fio dental podem ser confortáveis em diversas atividades do dia a dia, já que por ser menor não limita a movimentação da mulher.

Leia também Como é a calcinha fio dental? Conheça os 5 principais modelos

Uma das vantagens da calcinha fio dental é que a maioria dos modelos como o string e fio duplo possui laterais mais finas, o que deixa as pernas alongadas e o bumbum mais arredondado, valorizando ainda maior o corpo da mulher. 

No entanto, existem também os modelos de laterais mais largas, como a calcinha fio dental de renda, que apesar de ser menor na parte de trás, conta com algumas rendas na lateral que dão uma sustentação melhor para o corpo da mulher.

Apesar de não poder ser usada todos os dias por aumentar os riscos de problemas de saúde íntima, a calcinha fio dental é indicada para diversas ocasiões diferentes, seja para ir a academia ou trabalhar, até eventos mais especiais e românticos.

Isso porque, como é um modelo menor, normalmente não marca em grande parte dos tecidos mais justos, em particular as calcinhas fio dental sem costura, que são ideais para usar com legging e calças brancas mais justas.

Quando usar os outros tipos de calcinha?

A grande maioria dos outros tipos de calcinha como a tanga e o cós alto, por exemplo, podem ser usados diariamente sem grandes riscos à saúde íntima da mulher.

as calcinhas cós alto podem ser usadas todos os dias sem grandes problemas
as calcinhas cós alto podem ser usadas todos os dias sem grandes problemas

Isso porque esses modelos maiores quando comparados com o fio dental não ficam em contato direto com a região do anus, o que evita que as bactérias perianais migrem para a região da vagina durante o dia.

As peças tanga e cós alto também tendem a ser melhores para alocar o absorvente e são mais confortáveis em comparação aos modelos de um ou dois fios durante o período menstrual, quando a mulher fica mais sensível.

Outra indicação dos modelos maiores é para o uso com peças mais curtas, como saias e shorts menores, já que essas peças podem deixar a região vaginal mais exposta a bactérias externas, aumentando as chances de infecção por contato. 

Outra indicação do uso dos modelos de corte maior são para provar roupas em lojas, já que as peças que ficam em vitrine tendem a carregar muitas bactérias prejudiciais para a saúde íntima, levando em conta que muitas pessoas provam e colocam a mão nas roupas durante suas compras.

Quando usar calcinha fio dental?

As calcinhas fio dental podem ser usadas para diversas ocasiões e situações do dia a dia, tendo apenas o cuidado de não usar esse modelo todos os dias e usar sempre em dias alternados, diminuindo os riscos de infecções vaginais e de urina.

os alguns modelos de calcinha fio dental corte a laser não marcam e podem ser usados com calças mais apertadas
os alguns modelos de calcinha fio dental corte a laser não marcam e podem ser usados com calças mais apertadas

No dia a dia, o fio dental pode ser bastante confortável, já que por ser menor ele se encaixa perfeitamente no corpo da mulher e muitas vezes passa despercebida durante o dia, especialmente durante a prática de atividades físicas, desde que você use esse tipo de calcinha com menos frequência e prefira as que são fabricadas em algodão para essa finalidade.

A peça ainda pode ser usada para ocasiões especiais para dar um ar mais sensual e romântico ao look, especialmente os modelos string e sexy que contam com brilho, rendas e laços.

A única contra indicação do uso da calcinha fio dental é durante o período menstrual da mulher, já que nesses dias a região íntima está mais propícia às infecções, e o modelo poderia aumentar a proliferação de bactérias no local. Além disso, a calcinha fio dental tende a ficar desconfortável com absorvente, mesmo o interno.

Agora que você aprendeu qual a diferença entre calcinha e fio dental, escolha os modelos que mais se adequem à sua personalidade e diversifique os modelos de calcinha do seu guarda-roupa. A calcinha fio dental pode ser uma peça coringa para dias especiais e certas atividades, enquanto os modelos maiores são ótimos para serem usados diariamente para intercalar com outros cortes sem correr riscos de infecções.

Resuminhos

Posts Similares