Dicas poderosas de como manter o bronzeado
|

8 Dicas poderosas de como manter o bronzeado durante todo o verão

Bronzear a pele pode ser uma tarefa difícil, especialmente para pessoas com a pele muito clara e que normalmente ficam vermelhas ao pegar sol ao invés de conseguirem a cor bronzeada tão desejada. O problema maior é que, ao conquistar a pele dourada, muitas mulheres notam que a cor bronze começa a ir embora em poucos dias. Mas você sabe como manter o bronzeado por mais tempo?

Conseguir a cor dourada na pele é um dos desejos da grande maioria das brasileiras no verão, seja um bronzeado com a marquinha do biquíni ou sem. Porém, depois de conquistar a tão sonhada pele bronzeada, é necessário ter alguns cuidados para conseguir mantê-la por mais tempo, evitando que a pele descasque ou comece a perder a cor.

Para lhe ajudar a manter o tom dourado por mais tempo, separamos um post com dicas para preservar o bronzeado durante todo o verão. Confira a seguir!

8- Mantenha-se hidratada

A hidratação da pele vai além do uso de hidratantes, que apesar de serem importantes, não são o suficiente para conseguir uma pele bonita e bronzeada por mais tempo. Para que isso seja possível, ingira a quantidade mínima de água especialmente durante os dias mais quentes de verão, quando a desidratação é mais comum, já que suamos mais.

uma das maneiras mais eficazes de manter o bronzeado é se hidratando corretamente
uma das maneiras mais eficazes de manter o bronzeado é se hidratando corretamente

Além de ajudar a manter o bronzeado, a água ainda evita estrias e rugas causadas pelo ressecamento.

7- Evite banhos quentes

Embora muitas pessoas prefiram tomar banhos quentes até mesmo no verão, a alta temperatura da água pode ser o suficiente para deixar a pele mais ressecada e acabar com o seu bronzeado.

Além disso, ficar muito tempo na água, mesmo que fria, pode fazer com a pele comece a descamar, e o mais indicado são banhos curtos e frios. Caso você não goste de água gelada, prefira banhos mornos e fique o menos tempo possível na água.

6- Use cremes e óleos que prolongam o bronzeado

Existem hoje no mercado diversas opções de óleos e hidratantes que são desenvolvidos para realçar a cor do bronzeado na pele e prolongar a duração da cor dourada durante o verão, já que alguns compostos presentes nesse tipo de cosmético auxilia na ativação da melanina.

Um dos ingredientes que também ajudam a manter a pele hidratada e prolongam a cor bronzeada na pele é o aloe vera, graças ao seu grande poder de hidratação e rejuvenescimento da pele.

5- Use protetor solar todos os dias

Embora o sol seja responsável por dar a cor bronzeada na pele, é importante evitar uma exposição prolongada sem protetor solar. Isso porque os raios UVA, por exemplo, são cancerígenos, e provocam o envelhecimento precoce da derme, resultando no efeito contrário e fazendo com que você perca seu bronzeado mais rapidamente.

para ficar exposta ao sol a fim de conseguir o bronze tão desejado, é essencial passar o protetor solar antes
para ficar exposta ao sol a fim de conseguir o bronze tão desejado, é essencial passar o protetor solar antes

Além dos protetores, também é indicado o uso de peças que tenham proteção UVA.

4- Esfolie a pele regularmente

A esfoliação da pele, diferente do que muitos pensam, ajuda a manter o bronzeado ao invés de removê-lo. Isso porque sempre que esfoliamos a nossa pele estaremos contribuindo para uma maior penetração de hidratantes na pele, já que removemos todas as células mortas que impedem que os cremes e óleos se infiltrem nas camadas mais profundas da derme.

Uma dica de esfoliante natural é misturar mel e açúcar cristal e passar na pele fazendo uma leve pressão, a fim de remover a pele morta da região.

3- Mantenha uma alimentação saudável

Você sabia que os alimentos que ingerimos podem impactar diretamente no bronzeamento da pele? Isso acontece porque a vitamina C presente em algumas frutas e vegetais é responsável por manter o tom da pele mais uniforme, como cenoura, pepino e tomate, por exemplo.

Uma dica é tomar sucos que tenham cenoura diariamente para potencializar o seu bronzeado e evitar que ele suma rápido.

consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais é importante para conseguir manter o bronzeado por mais tempo
consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais é importante para conseguir manter o bronzeado por mais tempo

Além de alimentos ricos em vitamina C, opte por alimentos que tenham polifenóis, um antioxidante natural que auxilia a proteger a pele dos raios UV, e alimentos com betacaroteno, que estimula a produção natural de melanina, pigmento responsável pela cor dourada na pele.

Algumas opções são:

  • uva;
  • maçã;
  • mamão;
  • brócolis;
  • frutas vermelhas;
  • batata doce.

2- Fique tempo o suficiente no sol todos os dias

Para manter obronzeado, é importante ficar no sol pelo menos 15 minutos todos os dias, antes das 10h da manhã e depois das 16h para garantir que o bronzeado fique mais intenso. Caso você tenha alcançado a cor que deseja, tome banho de sol em dias alternados ou a cada 3 dias.

1- Use água termal

Além de ser excelente para a hidratação da pele depois de sair do sol, acalmando a região e dando uma sensação de frescor, a água termal também pode ser usada para hidratar o cabelo depois de um dia de piscina ou de praia, sendo uma excelente fonte de hidratação para manter o bronzeado por mais tempo.

Leia também Como cuidar do cabelo de praia? Nós te ajudamos!

É possível manter o bronzeado durante todo o ano?

Embora seja possível prolongar o bronzeado na pele por mais tempo com as nossas dicas, em locais de pouco sol durante o inverno como no Sul do país, pode ser um pouco mais difícil manter a cor bronze na pele, já que com a falta de exposição aos raios de sol, menos melanina é produzida e menos pigmento a pele desenvolve.

é possível manter a cor bronzeada durante todo o ano, desde que você tome sol regularmente
é possível manter a cor bronzeada durante todo o ano, desde que você tome sol regularmente

Em locais de temperaturas mais altas é mais fácil conseguir manter o dourado na pele até mesmo em dias de inverno, desde que mantenha-se uma alimentação saudável, pele hidratada e uma rotina de banho de sol semanalmente.

Agora que você viu como manter o bronzeado, use nossas dicas para ficar com a pele dourada por mais tempo. Além disso, você pode recorrer a procedimentos de bronzeamento artificial durante o inverno caso sua cidade tenha pouco sol durante a estação.

Resuminhos

Posts Similares