mulher com hidratante no rosto

8 Dicas de skin care para você se proteger no verão e evitar acnes, rugas e manchas na pele

Nossa pele durante o verão tende a se comportar de uma forma diferente do inverno, já que o excesso de calor pode fazer com que as regiões da zona T fiquem mais oleosas do que o normal. Além disso, a exposição solar intensa durante os dias mais quentes da estação podem fazer com que você desenvolva manchas na pele, aumentando também a profundidade das rugas e linhas de expressão. Mas você conhece as principais dicas de skin care para evitar que isso aconteça?

Manter uma rotina de skin care é importante em qualquer época do ano, já que cuidar da pele diariamente evita rugas, acne e oleosidade em excesso. Durante os dias mais quentes, esse cuidado deve ser redobrado para garantir que a pele continue saudável, evitando assim o risco até mesmo de doenças e manchas irreversíveis.

Para que sua pele continue sem marcas durante o verão, separamos um post com dicas de skin care para se proteger durante a estação mais quente do ano. Confira a seguir!

8- Use protetor solar todos os dias

O protetor solar deve ser usado diariamente na pele do rosto até mesmo em dias nublados e de inverno, já que a maioria das telas e luzes fluorescentes emitem raios que prejudicam a saúde cutânea, aumentando os riscos de envelhecimento precoce e surgimento de rugas e linhas de expressão antes dos 30 anos.

passar protetor solar no rosto é um dos passos mais importantes de um skin care na praia
passar protetor solar no rosto é um dos passos mais importantes de um skin care na praia

No verão, o cuidado deve ser redobrado, e o produto deve ser reaplicado de acordo com a recomendação do fabricante, especialmente quando entrar na água – de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

7- Use água termal durante o dia

A água termal, além de deixar uma sensação de refrescância, também é responsável por hidratar a pele, e durante o verão seu uso deve ser mais frequente nos dias de piscina e praia e exposição aos raios de sol. 

Isso garantirá que sua pele fique hidratada durante todo o dia, diminuindo os danos causados pelos raios solares e pelo calor. Junto, ainda dará uma refrescância para tratar queimaduras e ardência na pele.

6- Beba pelo menos 3 litros de água

Durante o verão, o corpo normalmente sua mais do que o normal, o que nos faz perder líquido e contribui para que a pele fique ressecada. Sendo assim, ingira pelo menos 3 litros de água todos os dias para garantir uma pele saudável e hidratada, já que a hidratação é um processo que ocorre de dentro para fora.

a hidratação da pele começa de dentro para fora, e você deve manter seu consumo diária de água em uma média de 3 litros
a hidratação da pele começa de dentro para fora, e você deve manter seu consumo diária de água em uma média de 3 litros

É importante lembrar, também, que a urina é uma das principais formas que o corpo usa para eliminar toxinas, e deixar de beber água pode aumentar o surgimento de acnes do rosto.

5- Faça esfoliação pelo menos 1 vez na semana

A esfoliação facial é uma das dicas de skin care para o verão mais potentes, já que ela elimina todas as células mortas que podem impedir que o hidratante penetre corretamente nas camadas da pele, além de entupir os poros.

Essa etapa do skin care deve ser feita pelo menos 1 vez na semana, com produto específico para o rosto ou com um esfoliante natural feito de mel e açúcar cristal.

4- Hidrate o rosto antes de sair de casa e antes de dormir

É importante manter uma rotina de skin care pela manhã e à noite, antes de dormir. Afinal, embora o protetor seja benéfico para a pele durante o dia, antes de dormir você deve removê-lo completamente para que sua pele possa respirar de modo adequado.

aposte em uma rotina de hidratação, e aplique hidratantes diariamente pela manhã e antes de dormir
aposte em uma rotina de hidratação, e aplique hidratantes diariamente pela manhã e antes de dormir

Além disso, também é essencial usar um hidratante para o dia e outro para a noite, já que durante o dia com o calor excessivo é indicado o uso de hidratantes em gel, que são mais leves e diminuem a produção da oleosidade natural, enquanto durante a noite o ideal são hidratantes um pouco mais pesados para reparar as perdas de nutrientes da pele durante o dia.

3- Evite ficar muitas horas no sol

Especialmente para quem quer manter o bronzeado, ficar no sol durante o verão é rotina de quase todas as pessoas. Porém, a exposição excessiva pode ser prejudicial para  a pele, aumentando os riscos de câncer de pele, rugas, linhas de expressão, acne e especialmente manchas.

O mais indicado é ficar no sol durante a manhã antes das 10h e depois das 16h, e quando estiver na piscina ou praia, escolher locais estratégicos com sombras e não ficar exposto por mais de 30 minutos seguidos.

2- Evite lavar a pele o tempo todo

Com o excesso de oleosidade durante o verão, muitas mulheres acabam lavando o rosto mais de 2 vezes ao dia, o que pode resultar em um efeito rebote, onde a pele acaba produzindo ainda mais oleosidade para compensar a limpeza excessiva.

Lave o rosto apenas quando acordar e antes de dormir, e durante o dia, evite passar produtos de limpeza para não estimular as glândulas sebáceas excessivamente.

Caso você se incomode com a oleosidade no meio da tarde, lave o rosto apenas com água ou use um lenço umedecido para limpar levemente a pele do rosto.

1- Aposte nos séruns

O sérum facial é um produto que deve ser usado durante a rotina de skin care todos os dias para hidratar, proteger, rejuvenescer e controlar a oleosidade da pele, já que o produto pode ter diversas finalidades. Graças a sua textura mais fina e aquosa, o sérum atinge as camadas mais profundas da pele e ajuda a hidratação mais potente, auxiliando nos cuidados com a pele durante o verão para promover um rosto livre de manchas.

os séruns são excelentes para hidratar e controlar a oleosidade na pele na rotina de skin care para dias de praia
os séruns são excelentes para hidratar e controlar a oleosidade na pele na rotina de skin care para dias de praia

Nossa dica é sempre usar um sérum de controle de oleosidade durante o dia e um de hidratação durante a noite, lembrando-se de sempre passar em um especialista antes de começar a usar qualquer cosmético na pele.

Agora que você viu nossas 8 dicas de skin care para o verão, não deixe de usá-las para manter sua pele hidratada e saudável sem deixar de curtir os dias mais quentes na praia e piscina. Além disso, visite um dermatologista para que vocês possam montar juntos uma rotina de skin care específica para seu tipo de pele e suas necessidades.

Resuminhos

Posts Similares