Calcinha branca manchada.

Como tirar mancha de calcinhas? Confira nossas dicas para tirar os principais tipos de manchas da calcinha!

Se você tem uma calcinha que adora, mas que não consegue mais usá-la por que está manchada, ou quer comprar uma lingerie branca, mas tem medo que o mesmo aconteça com a peça, não se preocupe que hoje daremos algumas dicas de como tirar mancha de calcinhas.

Primeiramente precisamos entender que é completamente normal e comum que as calcinhas fiquem manchadas, a região íntima da mulher é naturalmente úmida, sejam pelos fluidos corporais ou pelo próprio suor.

Até mesmo durante o período menstrual é possível que aconteça de sujar a calcinha com um pouco de sangue e ela ficar com alguma manchinha, não precisa se envergonhar, praticamente todas as mulheres passam pela mesma situação.

Para se livrar de vez deste incômodo e manter suas lingeries sempre impecáveis e com aspecto de novas, reunimos aqui dicas infalíveis que irão te ajudar, com este passo a passo você irá intensificar ainda mais a lavagem das suas calcinhas.

O que fazer para evitar que a calcinha fique manchada?

Como já dissemos acima, a região íntima da mulher é naturalmente úmida, seja pela produção de suor e até mesmo corrimentos.

É impossível evitar que sua calcinha fique manchada, muitas mulheres inclusive acabam optando por utilizar absorvente protetor todos os dias, mas esta prática não é recomendada pelos ginecologistas porque pode acarretar em uma série de problemas para a saúde. 

Então, já que é algo inevitável, vamos aprender a lidar com as manchas e saber como retirá-las das suas peças íntimas.

Identifique o tipo de mancha

Como não podemos evitar as manchas, devemos aprender com elas. É importante que você saiba identificar que tipo de mancha está na sua calcinha, seja ela de urina, sangue ou corrimento. 

As manchas causadas pela urina costumam ter uma coloração amarelada, ser totalmente líquida e muitas vezes causa mau odor na calcinha, já as manchas de sangue são mais fáceis de identificar, afinal elas só irão aparecer durante o seu período menstrual. 

Já as manchas causadas pelo corrimento devem receber uma atenção maior, isso porque o corrimento pode variar de acordo com o período em que você está no mês. 

A secreção natural da mulher não possui odor, ela pode ser transparente ou branca com uma textura de clara de ovo batida, geralmente essa secreção indica o período pré-ovulatório (antes da menstruação).

Após o período menstrual o corrimento volta a ser pegajoso, quando está seco na calcinha ele pode ficar branco ou amarelado.

Agora que já sabemos identificar os três tipos de manchas mais comuns nas roupas íntimas, vamos aprender como eliminá-las das suas calcinhas de uma vez por todas.

Como remover mancha de urina da calcinha

É normal que aconteça de vez em quando um pequeno acidente com xixi vazando na roupa, isso quando estamos muito apertadas para ir ao banheiro ou quando mesmo após usar o sanitário algumas gotinhas insistem em cair na calcinha.

E apesar de normal, as manchas causadas pelo xixi podem ser desagradáveis, além da coloração amarelada na roupa, a urina pode causar mau odor na calcinha, mas não se preocupe, com esta solução caseira você poderá facilmente se livrar das manchas de urina da calcinha.

Calcinha manchada de urina.

Para começar misture em um recipiente 100 ml de água-oxigenada de 10 volumes, em seguida adicione 03 colheres de detergente neutro e 01 colher de bicarbonato de sódio.

Aplique a mistura diretamente na mancha da calcinha e deixe agindo por alguns minutos, você poderá observar o efeito da misturinha na peça.

Após este “molho” é só enxaguar a calcinha e seguir com a lavagem normalmente.

Vale lembrar que apesar de muito eficiente, este tipo de mistura pode danificar algumas peças, antes de utilizar esta dica confira se há alguma orientação do fabricante na etiqueta da calcinha quanto ao seu uso.

Como tirar mancha de menstruação da calcinha

Mesmo tendo os cuidados redobrados ao utilizar absorventes ou coletor durante o período menstrual, pode acontecer da calcinha ficar manchada pelo sangue, isto é completamente normal, principalmente se você possui um fluxo muito intenso.

Não se chateie com este tipo de acontecimento, para remover as manchas de sangue da sua calcinha você pode utilizar um pouco de água corrente para umedecer a peça e sabão de coco para remover os resíduos, o sabão de coco além de ter naturalmente um aroma agradável ele é um excelente amigo para remover manchas das roupas. 

Calcinha manchada de menstruação.

Faça a lavagem da peça na mão para ter certeza de que toda a mancha de sangue está sendo removida, você pode esfregar a calcinha com cuidado para não danificar a peça quantas vezes forem necessárias, deixar a calcinha de molho na água por alguns minutos após esfregar com o sabão também pode simplificar este processo.  

Para manchas mais antigas você pode utilizar a mesma mistura indicada na remoção de manchas de urina que ensinamos acima.

Como tirar mancha de corrimento da calcinha

Para as manchas que já estão secas deixe a calcinha de molho na água em temperatura ambiente ou gelada por aproximadamente 01 hora.

Em seguida faça uma mistura com 01 colher de sopa de amaciante de roupas (pode ser aquele que você já está acostumada a usar) e 02 colheres de sopa de água em temperatura ambiente ou gelada, aplique a mistura na mancha da calcinha, espalhe com os dedos e deixe descansando por mais uma hora.

Após este processo lave a calcinha normalmente. Esta dica vale para qualquer tipo de mancha seca que esteja na calcinha.

Calcinha manchada por corrimento.

Outra alternativa é utilizar o mesmo procedimento indicado na remoção das manchas de urina e de sangue para remover as manchas de corrimento.

Mas vale ressaltar que devemos ter atenção ao tipo de corrimento que você está tendo, alguns tipos de secreções podem indicar problemas de saúde, ao perceber que o seu corrimento está diferente do considerado normal, procure seu ginecologista para receber orientação adequada, além de manter sempre em dia suas consultas de rotina.

Como tirar manchas de calcinhas?

Além das dicas que sugerimos acima existem outras técnicas utilizadas para remover qualquer tipo de mancha das lingeries, são diversas opções para você escolher aquela que mais te agrada, confira:

Deixe a calcinha de molho

Uma dica que podemos considerar universal para remover qualquer tipo de mancha seja nas lingeries ou nas peças de roupa comuns é deixar de molho.

Você não precisa fazer nenhuma mistura específica, só será necessário uma bacia, balde ou tanque limpo para encher de água. Após encher a bacia com água, mergulhe a calcinha e deixe ela de molho por algum tempo, quanto mais tempo, melhor será o resultado.

A água vai amolecer as sujeirinhas e com isso o processo de lavagem da peça irá se tornar muito mais fácil e rápido.

Lembre-se, se você pretende manter sua calcinha preservada e com aspecto de nova, utilize água gelada ou água corrente. A água em temperaturas elevadas pode danificar a peça, que na maioria das vezes é confeccionada em material delicado, além disso a água quente pode atrapalhar a remoção das manchas e contribuir para a fixação de algumas delas, como no caso do sangue.

Utilize sabão de coco

O item preferido das donas de casa para se ter na lavanderia é o sabão de coco, além de ser coringa na limpeza de roupas, o sabão de coco possui um aroma naturalmente agradável e não causa alergia, sendo inclusive recomendado para lavar as roupas de bebê.

Sabão de coco.

Para usar o sabão de coco não existe segredo, você pode fazer o processo simples de lavagem das calcinhas: comece umedecendo as peças, em seguida passe o sabão de coco e esfregue todas as calcinhas, dando uma maior atenção para os locais que deseja remover as manchas, em seguida deixe as calcinhas de molho na água por aproximadamente uma hora.

Após o molho, enxágue bem todas as calcinhas, esfregando novamente uma por uma debaixo da água corrente para certificar-se de que não restou nenhuma mancha ou resquícios de sabão.

Use bicarbonato de sódio

Todas as casas deveriam ter um potinho com bicarbonato de sódio, além de ser utilizado na cozinha, o bicarbonato de sódio pode ser um grande ajudante para as mulheres que querem saber como tirar mancha da calcinha.

Bicarbonato de sódio.

Para usar este ingrediente na limpeza e remoção de manchas das roupas é muito simples, você pode fazer uma misturinha com ele, da forma que ensinamos acima e aplicar direto na mancha da roupa, como também pode utilizá-lo para potencializar o processo de molho das calcinhas.

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato na bacia com água e deixe a calcinha de molho por cerca de 30 minutos.

Aposte nos removedores industrializados

Até aqui receitamos inúmeras dicas caseiras que são fáceis e práticas de serem utilizadas, mas se ainda sim você preferir, pode encontrar nas prateleiras dos supermercados produtos específicos para remover manchas de roupas. 

Removedor de manchas para calcinhas.

A variedade é gigantesca, portanto leia com atenção nos rótulos de cada produto qual é a sua indicação, em qual tipo de roupa ele pode ser utilizado, coloração da peça e até mesmo para quais tipos de manchas o produto é indicado. 

Seguindo as recomendações e instruções do fabricante não tem erro.

Tenha paciência para refazer todo o processo

Muitas manchas, inclusive as manchas mais velhas podem ser um pouco mais difíceis de serem removidas das calcinhas, portanto não fique irritada ou frustrada se não tiver conseguido limpar a peça totalmente logo na primeira lavagem.

Se mesmo deixando a calcinha de molho, esfregando na mão e usando alguma misturinha específica a mancha não saiu, enxágue a calcinha de forma abundante e deixe ela secando na sombra em local arejado com muita ventilação, nestes casos evite o sol para que a mancha não fique mais escura e difícil de ser removida.

Calcinhas secando no varal.

Após a calcinha secar você poderá observar com mais clareza como a mancha ainda está realmente na peça, então basta recomeçar todo o processo de remoção das manchas. 

Repita a lavagem quantas vezes forem necessárias até a sua lingerie estar da forma que você gostaria e não se esqueça, não é necessário esfregar a calcinha com muita força, este tipo de fricção não irá resolver seu problema, pelo contrário, poderá fazer a calcinha rasgar e você irá perder a peça de vez.

Conclusão

Existem diversas formas e inúmeras de dicas de como tirar mancha de calcinhas, mas independente da forma que você escolher resolver este incômodo tenha paciência e persistência para preservar o aspecto da sua peça sem danificar a sua calcinha.

Web Stories

Posts Similares