Como lavar calcinha corretamente.
|

Como lavar calcinha corretamente: 8 dicas para não errar mais!

Você sabia que para manter a saúde íntima sempre em dia é necessário começar pelos cuidados mais básicos? Um exemplo do que estamos falando é sobre como lavar calcinha corretamente.

Muitas vezes pensamos que para ter uma boa saúde é necessário apenas realizar exames de rotina e visitar o médico ginecologista com frequência, mas na verdade este cuidado deve começar a partir das atitudes mais simples do nosso cotidiano. 

Por diversas vezes, alguns destes cuidados passam despercebidos e podem causar grandes problemas na vida da mulher. 

Alguns erros como a utilização de produtos inadequados, secagem incorreta ou até mesmo o hábito de lavar a calcinha no chuveiro durante o banho podem ser práticas que favoreçam a proliferação de fungos e bactérias no tecido e que posteriormente irão resultar no mau funcionamento da flora vaginal.

Para evitar qualquer tipo de erro que possa comprometer sua saúde íntima e começar a mudar velhos hábitos, confira a seguir algumas dicas de como lavar calcinha corretamente.

Problemas consequentes da má higienização das calcinhas

É muito comum encontrar mulheres que sofrem com problemas crônicos de saúde como por exemplo, no caso da candidíase de repetição, esta tão temida doença entre as mulheres, que causa muita coceira, vermelhidão, inchaço, ardência e dor. 

Podendo ser facilmente tratada com o uso de inúmeras pomadas, o que muitas mulheres nem imaginam é que apenas com alguns hábitos simples como a lavagem correta das calcinhas, esta doença pode até ser curada.

Outras doenças crônicas como alergias e infecções que também causam muito desconforto na vida da mulher, ou até mesmo o aumento de corrimento branco sem explicação aparente e mau odor na região íntima podem ser causados por maus hábitos. 

Então para viver livre de qualquer problema que possa estar tirando o seu sono, comece agora a mudar seus hábitos de higiene, aprenda como lavar calcinha corretamente. 

Posso lavar calcinha no chuveiro, durante o banho?

Antes de começarmos com as dicas de como lavar calcinha, não poderíamos deixar de falar deste hábito tão comum e tão presente na vida de tantas mulheres. 

Seja devido a rotina cansativa e agitada, pelo costume de acompanhar outras mulheres com este mesmo hábito ou até mesmo pela praticidade, muitas mulheres preferem aproveitar este momento essencial e lavar as calcinhas durante o banho.

Porém, esta prática pode causar alguns problemas de saúde, o primeiro erro cometido nesta ação é a lavagem incorreta da peça, na pressa você pode acabar lavando a calcinha sem muita atenção, utilizando apenas água neste processo, o ideal segundo os especialistas é utilizar sabão para a lavagem de qualquer roupa além de muita água.

Calcinha no chuveiro.

O segundo passo que torna este hábito um erro é a forma em que as calcinhas são secadas, em algum momento você já deve ter se deparado com uma calcinha pendurada no registro do chuveiro que foi deixada ali para secar. 

Este é sem dúvida o ato que mais contribui para a proliferação de bactérias e fungos, o banheiro em si é um lugar úmido, com pouca ventilação e cheio de germes, manter sua calcinha neste tipo de local é ideal para a contaminação da peça e é exatamente perfeito para as bactérias.

Portanto, mesmo que você ainda prefira lavar suas peças íntimas durante o banho, recomendamos que após a lavagem, torça bem a peça para retirar todo o excesso de água, estenda em local arejado (fora do banheiro) e de preferência no sol. 

Seguindo esta dica você poderá manter velhos hábitos, mas com maior segurança.

Como lavar calcinha corretamente

Então, para que possamos manter a saúde íntima sempre em dia e nos livrarmos de algumas doenças que causam tantos transtornos em nossa vida, vamos aprender de vez como lavar calcinha corretamente.

1. Utilize o sabão apropriado para calcinhas

Esta pode ser a primeira dúvida que surge quando falamos sobre como lavar as peças íntimas de forma correta, mas na verdade não existe um tipo de sabão ideal para esta tarefa.

Quando vamos ao supermercado nos deparamos com uma infinita variedade de produtos para lavagem de roupas, seja sabão em pedra, pó ou líquido, cada um com uma variação ainda maior de componentes, cheiros, e promessas em suas embalagens, portanto nossa recomendação é apenas uma: na dúvida, escolha o sabão neutro.

Sabão neutro empilhado.

Muitos especialistas explicam que não importa o tipo de sabão que você use para lavar sua roupa íntima, o que irá influenciar na higienização é a forma em que as peças são secadas. 

Outra dica importante sobre qual tipo de sabão escolher é que você deve conhecer o seu corpo, muitos tipos de sabão e amaciantes possuem em sua composição diversas substâncias químicas que podem causar alergia, irritação e até mesmo desencadear uma candidíase de repetição.

Portanto, para evitar qualquer tipo de problema, escolha sempre lavar suas peças íntimas com sabão neutro e muita água corrente.

2. Enxágue corretamente

Assim como é essencial utilizar sabão para lavar as calcinhas, é necessário enxaguar todas as peças corretamente.

Esta dica serve principalmente para as mulheres que preferem as calcinhas de algodão, este tipo de tecido é extremamente absorvente, então para evitar que ela retenha qualquer resquício de produto é extremamente importante enxaguá-las abundantemente em água corrente.

Seguindo esta dica você poderá evitar o acúmulo de produtos na peça que possam posteriormente causar algum tipo de alergia ou irritação na região íntima.

3. Cuidados durante a secagem

Assim como já explicamos anteriormente, a forma com que você seca suas calcinhas pode influenciar totalmente na higienização da peça.

A principal recomendação é estender a peça em local arejado e de preferência onde tenha contato com o sol, não é ideal deixar a calcinha secando na sombra, mas se você mora em apartamento e não tiver uma lavanderia aberta para secar suas roupas no sol, apenas tome cuidado para não deixar em ambientes abafados por muito tempo, opte sempre por locais arejados com boa ventilação.

Calcinhas secando no varal.

Outra dica é jamais guardar a calcinha úmida ou que não esteja totalmente seca, este ato pode favorecer o aparecimento de outros sinais indesejados, como o mofo, portanto certifique-se sempre de que suas calcinhas estão secas antes de guardá-las no armário.

Atualmente é comum encontrarmos nas casas máquinas secadoras de roupa, apesar de ser muito prática para quem tem pouco espaço, não recomendamos que utilize ela para secar suas peças íntimas, isso porque a alta temperatura da máquina pode acabar danificando os tecidos que muitas vezes são sensíveis. Antes de utilizar a secadora confira na etiqueta da peça as recomendações do fabricante.

4. Preciso passar as calcinhas com ferro quente?

Dentre as dúvidas que possam surgir, algumas pessoas se questionam se devem ou não passar suas roupas íntimas com ferro antes de usá-las, este hábito pode ser útil com a finalidade de secar totalmente a peça e eliminar alguns microorganismos. 

Entretanto, alguns ginecologistas explicam que não é algo essencial para manter a higiene da calcinha, exceto se a pessoa for orientada pelo seu médico com a finalidade de ter um cuidado a mais durante o tratamento de algumas doenças.

Passando calcinha com ferro de passar roupa.

Então, para que não reste nenhuma dúvida, se você apenas seguir os passos corretos de lavagem e secagem das calcinhas, terá suas peças devidamente higienizadas, não sendo necessário passá-las com ferro quente.

5. Como lavar calcinha na máquina

Aqui falamos muito sobre a higienização das calcinhas, mas além disso é preciso termos um cuidado em especial com a forma em que elas são colocadas na máquina.

Se você gosta de utilizar a máquina pela praticidade e otimização do tempo gasto com os serviços domésticos, não há problema algum, porém recomendamos que quando for lavar suas peças íntimas na máquina não misture com outras roupas.

Quando colocamos as roupas na máquina muitas vezes utilizamos produtos com algum tipo de cheiro especial, como no caso dos amaciantes para manter as roupas macias e perfumadas, mas utilizar estes produtos nas suas peças íntimas pode causar alergia se sua pele for sensível a produtos com muita química. 

Colocando calcinha na máquina de lavar roupas.

Outro ponto importante de se misturar as peças na máquina é que um ciclo de lavagem pode ser diferente para cada tipo de roupa, por exemplo, no caso das roupas íntimas o ideal é fazer a lavagem na função “Roupas Delicadas” para evitar danos na peça e zelar a delicadeza do tecido.

Ao lavar todas as roupas juntas você pode acabar optando pelo ciclo pesado para remover manchas e sujeiras das roupas e se sua calcinha for de renda ou possuir laços e pingentes pode ser danificada neste processo mais agitado.

6. Como lavar calcinha na mão

Já que a utilização da máquina pode danificar algumas peças, você pode optar por lavar suas calcinhas no tanque.

A lavagem na mão é bem simples e pode te ajudar a manter suas calcinhas sempre preservadas e com aspecto de novas.

Para esta lavagem basta encher uma bacia, balde ou o tanque com água (certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo) e adicione o sabão de sua preferência.

Lavando calcinha na mão dentro da pia.

Se o sabão escolhido por você for em barra não tem problema, você pode ralar um pouco na água ou passar direto em todas as peças. 

Esfregue todas as peças delicadamente várias vezes para certificar-se de que todas as calcinhas estão sendo limpas com o sabão, após este processo se alguma calcinha estiver manchada e quiser um cuidado extra, você pode deixá-las de molho de 30 minutos a 1 hora.

Após o molho, enxágue calcinha por calcinha esfregando novamente todas as peças delicadamente debaixo da água corrente.

Torça bem para retirar o excesso de água e coloque para secar ao sol.

7. Devo usar água quente para lavar minhas calcinhas?

Existem muitos mitos acerca deste tipo de lavagem, portanto é comum surgir muitas dúvidas a respeito se devemos ou não lavar as calcinhas em água quente.

Algumas pessoas recomendam até ferver as peças íntimas no fogo com a finalidade de eliminar todas as bactérias da calcinha, mas na verdade isso pode apenas danificar a peça.

Lavando calcinha na agua quente.

As roupas íntimas são confeccionadas em tecido muito delicado e extremamente sensível, por isso a exposição desnecessária a altas temperaturas na lavagem pode apenas prejudicar a qualidade da peça, diminuindo a elasticidade do tecido e até mesmo danificando o material.

Em caso de dúvidas leia a etiqueta da calcinha, cada fabricante possui sua recomendação e instrução para a lavagem da peça.

De maneira geral, para evitar danos desnecessários a sua calcinha apenas siga as recomendações acima, lavar com sabão, enxaguar corretamente e deixar secar ao sol ou em ambientes arejados e com bastante ventilação são suficientes para manter suas peças íntimas devidamente higienizadas e limpas.

8. Nunca use uma calcinha nova sem lavar

É comum acontecer durante uma viagem de acabar as peças íntimas limpas porque esquecemos de levar algumas extras, então se você está pensando em correr em uma loja e comprar algumas calcinhas novas, jamais utilize-as sem antes lavar.

Não sabemos quantas mãos pegaram naquela calcinha, por onde ela passou durante a fabricação, transporte, armazenamento até chegar ao expositor e muito menos fazemos ideia da quantidade de pó que a calcinha foi exposta durante este tempo todo, se pensarmos assim, já imaginou quantos riscos de contaminação você estará correndo.

Calcinhas nova.

Portanto, recomendamos que no caminho da loja passe em uma farmácia ou mercado e compre um pacotinho de protetor diário para usar na sua própria calcinha enquanto você lava e deixa secando a peça nova.

Utilizar o protetor apenas um dia é mais seguro do que se expor a possíveis contaminações de uma peça nova.

Então, para que não nos reste dúvidas, você não precisa gastar muito dinheiro comprando diversos produtos caros e cheios de substâncias químicas ou tendo muito trabalho com uma tarefa que é tão rápida e simples.

A única e melhor forma de lavar as calcinhas corretamente para manter suas peças íntimas devidamente higienizadas é com muita água corrente, sabão neutro para evitar alergias e um bom local arejado (de preferência em contato com o sol) para que toda a peça fique devidamente seca.

Calcinhas CFL Lingerie

As calcinhas são uma peça fundamental no universo da moda íntima feminina. Escolher a calcinha perfeita é um desafio para as mulheres. Afinal, é importante levar em conta não apenas o estilo e o tamanho, mas também o material. Tecidos como algodão e modal oferecem respirabilidade e são ótimos para o uso diário, enquanto a renda e o cetim podem adicionar um toque de luxo e sensualidade.

Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.

Resuminhos

Posts Similares