cabelo de praia

Como cuidar do cabelo de praia? Nós te ajudamos!

O sal da água do mar e o sol durante o verão podem ser dois dos maiores inimigos do cabelo nos dias mais quentes do ano, e muitas mulheres possuem uma grande dificuldade em conseguir hidratar e cuidar do cabelo de praia. No entanto, seguindo um cronograma de cuidados diário, fica mais fácil conseguir manter a saúde dos fios e acabar com o ressecamento.

Devido às altas temperaturas da luz solar, ficar exposto por muito tempo ao sol faz com que os fios de cabelo fiquem mais quebradiços, opacos, ressecados, com pontas duplas, sem proteínas e vitaminas, mais oleosos e oxidados.

Embora seja normal que tudo isso ocorra, existem certos cuidados que ajudam a evitar o ressecamento capilar e excesso de oleosidade na praia.

Confira a seguir nossa lista com 10 dicas de como cuidar do cabelo de praia!

11- Faça uma pré-hidratação

Pré-hidratar seus cabelos antes de ir à praia fará uma espécie de blindagem nos fios para evitar que a luz do sol danifique seu cabelo, garantindo também que a água que está dentro dele se mantenha por mais tempo, o que combate o ressecamento.

faça uma pré hidratação com hidratantes, óleos ou máscaras específicas
faça uma pré hidratação com hidratantes, óleos ou máscaras específicas

Para isso, aplique uma máscara de hidratação capilar pela manhã ou use óleos específicos antes de ir para a praia e depois de lavar o cabelo com produtos próprios para seu tipo de fio.

10- Não penteie o cabelo quando estiver molhado

Você com certeza já viu alguém penteando os cabelos depois de sair do banho, ou até mesmo já fez isso, não é? O que acontece é que, quando os fios estão molhados, eles tendem a ficar mais quebradiços do que o normal, colaborando para que você perca mais cabelos do que perderia se o penteasse os fios depois de secos.

Para cuidar do cabelo na praia, espere com que ele seque completamente e use uma escova de cabelos macia e indicada para sua curvatura.

Caso não possa esperar, seque o cabelo com ar frio antes de tirar os nós para diminuir a elasticidade causada pela umidade nas mechas.

9- Lave o cabelo todos os dias

Um dos maiores mitos que se espalhou pela internet é de que não devemos lavar o cabelo todos os dias. Porém, especialmente em dias de praia, a higienização dos fios deve ser feita todos os dias em que você entrar na piscina e no mar, a fim de remover o cloro, a areia e o sal que ficam em contato com seu cabelo o dia todo.

é importante lavar os cabelos todos os dias que você entrar na água
é importante lavar os cabelos todos os dias que você entrar na água

Isso porque, quanto mais resíduos dessas substâncias ficam no couro cabeludo e no comprimento dos fios, mais ressecados e opacos eles ficarão com o tempo, sendo importante higienizar os cabelos o máximo possível.

8- Mantenha uma boa alimentação

A alimentação é essencial para a saúde do corpo todo, incluindo a saúde dos fios. Isso significa que quanto mais nutrientes você consumir, mais brilhantes e saudáveis seu cabelo irá ficar, até mesmo nos dias de praia.

Uma dica é escolher alimentos ricos em betacaroteno, que aumenta o brilho e coloração natural dos cabelos, como:

  • rúcula;
  • pimentão;
  • couve;
  • beterraba;
  • manga;
  • batata doce.

7- Deixe o secador e chapinha de lado

Durante o verão os fios de cabelo já recebem calor em excesso vindo dos raios solares, e eletroportáteis como chapinha e secadores adicionam ainda mais calor nas mechas, danificando a saúde capilar.

Na praia, evite usar esses aparelhos e deixe o cabelo secar ao natural, finzando com produtos hidratantes para que eles não fiquem ressecados depois de secos como são os casos dos óleos e cremes para pentear.

evite usar chapinhas, secadores e outros eletro portáteis que aquecem os fios
evite usar chapinhas, secadores e outros eletro portáteis que aquecem os fios

Caso use o secador para finalizar os cabelos antes de sair para um passeio noturno, use protetor térmico para garantir que o calor não agrida os fios e dê preferência ao jato frio.

6- Faça uma nutrição pós praia

A hidratação pré-praia é excelente para garantir que os cabelos estão saudáveis e nutridos antes de ficarem expostos ao sol e ao sal da praia. Porém, depois de ficar o dia todo curtindo suas férias, é importante devolver a nutrição da fibra capilar que acaba se perdendo com tanta exposição a agentes externos.

Para isso, aposte em óleos para fazer uma umectação e nutrição pós praia, apostando também em máscaras específicas para a necessidade dos seus cabelos.

5- Aposte em chapéus

Acessórios como chapéus, além de agregar ao look de verão, também ajudam a proteger os cabelos da exposição solar. Você também pode usar outros acessórios que auxiliam a bloquear a luz solar como guarda-sol e bonés.

4- Use produtos para controlar o frizz

Além de causar danos no couro cabeludo e no interior do fio, a água do mar ainda promove o frizz na raiz do cabelo, o que pode ser muito incômodo. Para evitar esse tipo de problema, use produtos específicos para o tratamento de frizz, garantindo que os fios fiquem mais alinhados.

use produtos que prometem tratar os frizz dos fios
use produtos que prometem tratar os frizz dos fios

Esse tipo de produto pode ser usado todos os dias, depois que o cabelo estiver seco, desde que você lave o couro cabeludo todos os dias para evitar que os poros fiquem entupidos, o que gera um excesso de oleosidade.

3- Mantenha o cronograma capilar em dia

O cronograma capilar é importante para manter os fios saudáveis e evitar que eles ressequem com o tempo, além de garantir que seu cabelo irá receber todos os nutrientes necessários de acordo com a saúde dos fios.

Afinal, os cabelos ressecados exigem cuidados diferentes dos cabelos oleosos, e o objetivo do cronograma é garantir que seu cabelo receba o tratamento ideal para sua necessidade, de acordo com seu aspecto.

Junto, o cronograma ainda evita que você hidrate demais os fios, o que também não é saudável nem em dias de muito sol. A hidratação excessiva resulta em fios opacos e sem vida, mesmo que não estejam ressecados.

2- Faça máscaras caseiras

Durante as viagens é comum esquecermos de alguns produtos, especialmente de produtos para os cuidados capilares. No entanto, isso não significa que você precise ficar sem cuidar dos cabelos, e existem diversas máscaras caseiras que podem auxiliar nos cuidados para fios ressecados e oleosos durante os dias de praia.

Uma máscara que ajuda a nutrir os cabelos ressecados é a máscara feita com mel, ovo e vinagre de maçã.

Para fazer essa máscara, misture 1 colher de chá de mel, 1 ovo e 1 colher de sopa de vinagre em uma tigela pequena. Em seguida, passe no cabelo e deixe agir por 30 a 40 minutos antes de enxaguar e lavar o couro cabeludo normalmente.

Já para cabelos que estejam com o couro cabeludo sensível depois de tanta exposição solar, a máscara com chá verde e vinagre ajuda a acalmar e nutrir os fios e os poros. Misture o chá feito com 1 sachê de chá verde com 1 colher de sopa de vinagre e passe no couro cabeludo. Massageie por 5 minutos, e deixe agir por mais 5. Enxágue e lave o cabelo normalmente.

1- Use shampoos suaves

Se você já parou para ler rótulos de shampoos, já deve ter notado que a maioria leva ingredientes chamados de sulfato. Esse tipo de químico é responsável por remover a gordura dos fios, porém, quando usado em excesso, pode acabar danificando a estrutura capilar, resultando em fios ressecados.

no dia a dia, use shampoos mais suaves e livres de sulfato
no dia a dia, use shampoos mais suaves e livres de sulfato

No entanto, esse tipo de shampoo é importante para cuidar dos cabelos na praia e deve ser usado 1 vez na semana para remover a sujeira mais profunda. Nos outros dias aposte em produtos sem sulfato e que sejam específicos para o verão.

Depois de ver como cuidar do cabelo de praia, use nossas dicas para evitar que seus fios fiquem ressecados e oleosos durante as férias. Além disso, manter uma rotina de cuidados capilares no verão evita danos ao couro cabeludo e perda de nutrientes pela exposição ao calor sem os devidos cuidados.

Resuminhos

Posts Similares