como cuidar das unhas para praia
|

Como cuidar das unhas para praia? Nós te ajudamos!

Ao ficar em contato mais recorrente com a água, fazer as unhas para praia requer alguns cuidados específicos. Isso porque elas podem acabar ficando mais quebradiças e sem vitaminas, mesmo usando esmaltes mais claros. No entanto, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a garantir a saúde das suas unhas durante suas férias sem que você tenha que se preocupar em ter que ficar reaplicando o esmalte o tempo todo durante a viagem.

Cuidar das unhas no verão não é apenas uma questão de estética, especialmente porque, ao ficar o tempo todo em contato com a umidade, as unhas podem acabar desenvolvendo problemas mais graves como micoses e infecções.

Isso acontece devido às altas temperaturas que são um dos fatores principais para a proliferação de bactérias, inclusive nas unhas.

Para evitar esse tipo de problema, separamos um post com 9 dicas de como cuidar das unhas na praia. Confira!

9- Não abra mão da base fortalecedora

Antes de fazer a esmaltação das suas unhas para praia, use uma base fortalecedora de qualidade para que o sol e o sal da água do mar não afetem a saúde das unhas deixando-as mais fracas, quebradiças e com descamações.

é importante usar uma base fortalecedora antes de esmaltar as unhas para praia
é importante usar uma base fortalecedora antes de esmaltar as unhas para praia

Embora muitas pessoas usem a base fortalecedora por cima do esmalte, ela deve ser usada durante o preparo das unhas para receber o esmalte, já que ela atua como uma barreira protetora contra os componentes do esmalte e contra os raios de sol e outros agentes externos como areia, sal da água do mar, água quente do chuveiro e até poluição.

8- Tenha sempre um alicate de unha na sua necessaire

Ao entrar no mar com frequência, é comum que as peles do cantinho das unhas acabem ficando mais moles e se soltem. Essas pelinhas nada mais são do que as cutículas que se amolecem, e que não devem ser puxadas para não inflamar ou infecções por bactérias.

Para evitar que isso aconteça, tenha sempre um alicate de unha na sua necessaire para remover o excesso de cutícula depois de sair do mar, sem comprometer a saúde da unha.

Uma saída para evitar que essas peles se soltem é passar hidratantes para as cutículas antes de ir à praia, deixando-a mais resistente.

7- Sempre tire o excesso de bronzeador das unhas

Usar o bronzeador é uma forma de pegar uma cor e manter o bronzeado por mais tempo na praia. Porém, ele pode ser um grande vilão para a saúde das unhas, já que se você pegar sol com excesso de bronzeador nos dedos, fará com que sua mão fique manchada e o esmalte com aspecto amarelado.

Sabendo disso, remova todo o excesso de produto das unhas com cotonetes depois de aplicar o bronzeador e nunca espere com que o cosmético seque, o que pode piorar ainda mais a situação já que ele se fixará na superfície das unhas.

6- Use intensificadores de cor ou opte por cores mais claras

Embora não seja uma boa ideia ir à praia com esmaltes escuros, passar um intensificador de cor pode ajudar a retardar o processo de descamação quando o esmalte fica muito tempo em contato com a água.

você pode optar por esmaltes mais claros ou intensificadores de cor para manter o esmalte por mais tempo na praia
você pode optar por esmaltes mais claros ou intensificadores de cor para manter o esmalte por mais tempo na praia

Outra saída para evitar que suas unhas fiquem com aspectos de unhas velhas e maltratadas é optar por cores mais claras como o renda, que além de deixar as unhas mais delicadas, ainda tende a não aparecer tanto quando descascada.

5- Hidrate as unhas

Hidratar cutículas, cabelos e pele é apenas um dos detalhes de cuidados durante a sua viagem, e para ir à praia você também deve hidratar as unhas para evitar que ressequem e percam grande parte dos seus nutrientes.

Para isso, use óleos, loções e cremes específicos, assim você ainda garante que suas unhas não desencadeiam irritações e alergias. Esse ritual deve ser feito antes de ir à praia e depois que voltar, antes de se deitar, diariamente.

Caso você não encontre esse tipo de cosmético, pode usar vaselina sólida na unha e nas cutículas.

4- Não vá para praia com unhas compridas

As unhas compridas têm mais tendência em quebrar, especialmente em contato direto e prolongado com a água. Porém, o maior problema é que, unhas compridas podem acumular mais bactérias, areia e outros microorganismos que podem desencadear quadros de micose devido ao calor e umidade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

mantenha sempre as unhas aparadas, especialmente nos pés, evitando que a areia entre nos cantinhos da unha e causa quadros de micose e inflamações
mantenha sempre as unhas aparadas, especialmente nos pés, evitando que a areia entre nos cantinhos da unha e causa quadros de micose e inflamações

Isso também vale para as unhas dos pés que também devem estar aparadas.

3- Corte as unhas corretamente

Você sabia que existe um jeito certo para cortar as unhas? O ideal é sempre manter os cantinhos arredondados especialmente nos pés para que as chances de unhas encravadas sejam menores. Caso fique em dúvida quanto a forma de cortar suas unhas, visite uma podóloga antes de ir à praia.

2- Deixe a unha respirar

Com a umidade e calor das praias, as unhas tendem a ficar mais abafadas se estiverem de esmalte, o que pode deixá-las enfraquecidas, opacas e descamadas. Para evitar que isso aconteça, tire alguns dias para deixá-las naturais e sem esmalte. 

deixe as unhas respirarem com esmaltes claros ou removendo totalmente os esmaltes por alguns dias
deixe as unhas respirarem com esmaltes claros ou removendo totalmente os esmaltes por alguns dias

Dê preferência para remover o esmalte sempre depois que sair da água para garantir que toda a areia que fica presa debaixo da unha também seja retirada, e escolha fazer a esmaltação a cada 2 dias para dar o tempo necessário para que ela respire

1- Não use sapatos fechados

Quanto mais tempo você fica de sapato fechado, maiores as chances de proliferação de fungos e bactérias nas unhas dos pés, especialmente no verão. Afinal, as altas temperaturas aumentam o calor dentro dos sapatos, que suam mais e ficam ainda mais úmidos.

Prefira rasteirinhas e chinelos, além de sandálias baixas abertas para ir à praia. Caso queira usar sapatos fechados à noite, use meias de algodão para absorver melhor a umidade e evitar micoses.

Além disso, é importante ressaltar que os sapatos fechados podem acabar inflamando as unhas especialmente em casos de encravamento, quando a unha nasce por baixo da pele, ou piorar os quadros de inflamação das cutículas.

Agora que você viu como cuidar das unhas para praia, não deixe de tomar todos os cuidados necessários para manter as mãos e pés saudáveis durante suas férias. Afinal, tendo todos os cuidados para mantê-las hidratadas e nutridas, é possível ficar com as unhas esmaltadas e bonitas enquanto você curte a água do mar no verão.

Resuminhos

Posts Similares