Calcinha fitness

Calcinha fitness: Qual o modelo ideal para roupa de academia que não marca?

Escolher a roupa certa para ir à academia é essencial para garantir grande parte do sucesso dos exercícios. Afinal, é necessário estar confortável para realizar os movimentos sem causar irritações, lesões e até dores. Mas você sabe qual calcinha fitness escolher para usar com roupa de academia?

De modo geral, a maioria das mulheres usam calça legging para se exercitar na academia, o que gera uma série de dúvidas a respeito da lingerie que deve ser usada com esse tipo de calça. Isso porque a maioria dos modelos acabam marcando e até criando certo desconforto durante as atividades.

Para tirar suas dúvidas a respeito desse assunto, separamos um post completo explicando mais sobre qual a melhor calcinha para ir à academia. Confira a seguir!

Calcinha fitness: qual o melhor modelo para usar durante as atividades físicas?

Não existe de fato um modelo único indicado para ser usado junto com a roupa de academia, especialmente porque a melhor calcinha para malhar depende exclusivamente de alguns aspectos pessoais como o conforto, que varia de mulher para mulher.

a calcinha fitness ideal para usar com roupas de academia varia de mulher para mulher
a calcinha fitness ideal para usar com roupas de academia varia de mulher para mulher

No entanto, para escolher a melhor calcinha fitness, você deve levar em conta pelo menos 4 fatores importantes:

Conforto

O primeiro requisito para escolher uma calcinha para praticar atividades físicas é o conforto: é importante que ela permita que você se alongue e realize todos os movimentos dos exercícios sem apertar, marcar ou criar qualquer tipo de desconforto, já que a região íntima é mais delicada e sensível.

Escolher um modelo muito pequeno e apertado pode criar machucados e alergias durante as atividades, já que o atrito do tecido com a pele suada das atividades resulta em quadros de assaduras, foliculite e até pelos encravados, especialmente durante movimentos repetitivos.

CALCINHA CONFORTO CORTE A LASER SALMÃO
CALCINHA CONFORTO CORTE A LASER SALMÃO 

As calcinhas que tendem a ser mais confortáveis para esse tipo de ocasião são as calcinhas de corte a laser, já que a ausência de costura evita grande parte do atrito com a pele, além de ser mais larguinha nas laterais que cria uma boa sustentação durante a prática de atividades físicas. 

Os modelos de corte à laser com tiras mais finas também podem ser excelentes para quem quer uma flexibilidade maior, assim como os modelos fio dental corte à laser tendem a dar mais mobilidade e marcar menos na legging, desde que não sejam apertadas demais.

Ventilação

O segundo ponto a ser levado em consideração é a ventilação da região íntima, já que a umidade natural tende a ser ainda maior devido ao suor causado pela atividade física.

Na hora de escolher a melhor calcinha fitness para ir à academia, opte por modelos de algodão e tecidos que absorvem a umidade mais facilmente, evitando assim o acúmulo de calor e umidade na região íntima, que pode provocar uma proliferação exagerada de fungos e bactérias, resultando em quadros de infecção.

CALCINHA CÓS ALTO DUPLO EM ALGODÃO
CALCINHA CÓS ALTO DUPLO EM ALGODÃO

Mesmo que as calcinhas de tecido sintético possuam o forro de algodão, para a prática de atividades físicas apenas essa parte da calcinha não é o suficiente para conseguir absorver toda a umidade da região íntima durante a prática de exercícios.

Estética

A grande preocupação das mulheres na hora de escolher a calcinha fitness que mais se adequa à roupa de academia é a estética, já que determinados modelos acabam marcando durante as atividades, seja na legging ou nos shorts.

O corte a laser, além de garantir mais conforto, também evita que isso aconteça durante a prática de atividades físicas, independente de ser modelo tanga, boxer ou fio dental.

Caclinha fitness: qual modelo evitar para fazer atividade física?

Embora seja mais confortável do que alguns modelos maiores, a calcinha fio dental não deve ser usada com muita frequência na academia, já que ela atribui um risco maior no desenvolvimento de infecções.

embora não seja indicada para uso diário, a calcinha fio dental pode ser bastante confortável durante os exercícios
embora não seja indicada para uso diário, a calcinha fio dental pode ser bastante confortável durante os exercícios

Isso acontece porque, por ser menor especialmente na parte de trás, o tecido fica em contato direto com a região anal, criando um atrito que pode levar as bacterias perianais para a região vaginal, aumentando as chances de infecções.

Porém, se usada em dias alternados, e optar pelas fabricadas em tecido de algodão, as chances de riscos à saúde íntima são menores. Afinal, por ter um corte relativamente pequeno, a calcinha fio dental permite que a mulher se movimente mais facilmente durante os exercícios.

Leia também Faz mal usar calcinha fio dental diariamente? Quais são os riscos?

As calcinhas de tecidos sintéticos também devem ser evitadas para uso diário, independente do modelo, já que esse tipo de pano não deixa a região íntima respirar de forma adequada. Como resultado, a região tende a ficar mais úmida devido ao suor, aumentando os riscos de desenvolvimento de infecções.

Também é importante evitar as calcinhas com cores fortes, várias cores e com estampas, especialmente se você estiver usando legging, que naturalmente possui um tecido mais fino e pode ficar ligeiramente transparente.

Além do mais, calcinhas com lacinhos, rendas e outros decorados devem ser evitadas para não causar volume na roupa, resultando em marcação em determinado momento do exercício.

Pode treinar sem calcinha?

Algumas mulheres preferem ir à academia sem usar calcinha, usando apenas legging ou shorts, mas a prática não é indicada por deixar a região da vagina mais exposta e aumentar o risco de infecções, especialmente em academias onde várias pessoas sentam nos aparelhos, o que facilita a entrada de microorganismos.

O mais indicado é procurar por modelos que te deixem mais confortáveis durante as atividades físicas, sem criar atrito ou lesões.

Leia também Dormir sem calcinha faz bem? Mito ou verdade? Qual a melhor calcinha para passar a noite sem prejudicar a saúde íntima?

Agora que você viu qual o modelo ideal de calcinha fitness para usar com roupa de academia, escolha a calcinha que mais se adequa às suas necessidades e que lhe garante maior conforto durante a prática de atividades físicas, lembrando-se de sempre escolher modelos feitos de algodão e outros tecidos que absorvem melhor a umidade da região íntima.

Resuminhos

Sutiã com bojo

Posts Similares