5 Benefícios do leite materno para o bebê

O leite materno, além de prover todos os nutrientes que o seu bebê precisa para que ela tenha um desenvolvimento saudável, traz consigo diversos benefícios que são importantes para garantir a qualidade de vida do seu filho, como o fortalecimento do sistema imunológico da criança que possibilita que ela explore o mundo com mais segurança.

É amplamente discutido e aceito pela sociedade médica que o leite materno é o único alimento necessário ao seu filho até os 6 meses de idade, não sendo necessário, nessa fase, que você entre com nenhum complemento, como águas e chás. 

Para te auxiliar nessa nova busca pelo conhecimento materno, listamos alguns benefícios exclusivos para você conhecer. Confira!

1- Dar todos os nutrientes necessários ao bebê

O leite materno é produzido pelo seu corpo de forma equilibrada. Nele consiste todo o teor adequado de carboidratos, proteínas, gorduras e água que o seu filho precisa nessa fase de desenvolvimento.

Dar todos os nutrientes necessários ao bebê
Dar todos os nutrientes necessários ao bebê

O ideal é que o bebê sempre mame um peito por completo antes que ele seja migrado ao outro peito, para garantir que ele receba todos os nutrientes que a mamada completa consegue proporcionar.

2- Facilidade na hora da digestão

O leite materno foi produzido pelo corpo da mãe de forma sábia. Além dele proporcionar tudo o que o bebê precisa para seu pleno desenvolvimento, ele também atua de forma positiva na hora da digestão, sendo mais leve e tranquila se comparada a digestão realizada através de fórmulas.

3- O leite materno fortalece o sistema imunológico

Como dissemos anteriormente, o leite materno é rico em anticorpos produzidos pela mãe. Nessa forma, ele atua de forma natural na defesa do organismo do bebê, protegendo o recém nascido de doenças como gripes, pneumonia, dores de ouvido, asma e até mesmo, problemas intestinais.

O leite materno fortalece o sistema imunológico
O leite materno fortalece o sistema imunológico

Assim, você consegue evitar doenças graves no início da vida do seu bebê, e caso ele fique doente, o próprio corpo da mãe consegue fabricar um leite mais forte, aumentando a produção de proteínas e auxiliando o bebê em sua recuperação, para que ela seja a mais breve possível. 

4- Ajuda a desenvolver o sistema nervosa

O leite materno é completamente rico em DHA, um tipo de gordura boa que tem importante participação na formação dos neurônios da criança e favorece, também, a memória, a atenção e o aprendizado.

Para quem não conhece, o DHA é um dos componentes do Ômega-3, nutriente extremamente importante, que ajuda a prevenir problemas neurológicos como demência, TDAH e Alzheimer.

5- Ajuda na prevenção de anemias

O leite materno possui ferro que tem sua absorção pelo intestino do bebê em altas doses, além de conter vitamina B12 e ácido fólico, que são nutrientes fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos, que nada mais são do que as células responsáveis por levar a oxigenação ao sangue.

Quais os nutrientes do leite materno?

O leite materno é muito rico em gordura, carboidratos e proteínas, que auxiliam no pleno desenvolvimento do bebê.

Quais os nutrientes do leite materno?
Quais os nutrientes do leite materno?

Contudo, também possui uma boa quantidade de anticorpos e proteínas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico da criança.

Ao longo da trajetória, o leite passa por três fases diferentes:

  • Colostro: Esse é o primeiro leite que sai do peito da mãe. Ele é bastante líquido e tem uma coloração amarelada, sendo bastante rico em proteínas e água.
  • Leite de Transição: Essa etapa do leite surge depois de 01 semana e é mais rico em carboidratos e gorduras do que o colostro, que é esse primeiro leite que citamos acima. Você vai observar que nessa etapa, o leite fica mais grosso.
  • Leite maduro: Já o leite maduro aparece, aproximadamente, depois de 21 dias do nascimento do bebê e contém gorduras, carboidratos, proteínas e vitaminas. Ele é o leite mais completo e vai sustentar o seu bebê exclusivamente até os seis meses de idade. 

Quais as quantidades de nutrientes do leite materno?

Abaixo há uma tabela para você verificar a quantidade de nutrientes que há presente no leite materno, veja: 

ComponentesQuantidade (100 ml)
Energia66 calorias
Água87,5 g
Proteínas1,17 g
Gorduras3,4 g
Carboidratos7,5 g
Vitamina A68 mcg
Vitamina D0,1 mcg
Vitamina E0,35 mg
Vitamina B10,08 mg
Vitamina B20,03 mg
Vitamina B30,2 mg
Vitamina B60,01 mg
Vitamina B120,01 mcg
Ácido Fólico6 mcg
Vitamina C4 mg
Cálcio32 mg
Fósforo19 mg
Magnésio4 mg
Ferro0,1 mg
Zinco0,1 mg
Potássio69 mg

Existe leite materno fraco?

Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre o leite materno fraco. Isso se trata de uma grande mentira, pois todo o leite materno tem as quantidades necessárias para o desenvolvimento do seu filho de forma segura e eficaz.

Existe leite materno fraco?
Existe leite materno fraco?

O tamanho da mama da mãe não interfere na quantidade e nem na capacidade da produção do leite. O principal cuidado nessa fase é o de lembrar-se de comer bem, beber bastante água e aproveitar a livre demanda da mamada para estimular a produção em maior escala.

Quando devo parar de dar o leite materno?

A alimentação exclusiva de leite materno deve ser mantida até os seis meses de idade, sem que nesse período seja necessário ingerir água ou chás juntamente com o leite da mãe. 

Após esse período, a Organização Mundial da Saúde, estabelece que o leite materno seja mantido até os dois anos de idade– ou mais. 

A introdução alimentar deve começar por alimentos que sejam mais neutros e podem ser apresentados em formato de mingau. Alimentos como cenoura, arroz batata-doce e cenoura são ótimos inícios!

Você não precisa triturar os alimentos para oferecer ao bebê. É importante que esse processo de adaptação da nova fase seja acompanhado pelo pediatra da criança que saberá lhe instruir em cada fase e como fazer essa introdução de maneira mais leve.

Após a introdução de alimentos, a água poderá ser oferecida com maior frequência ao bebê. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!

Sutiã Amamentação na Compra Fácil Lingerie

Aqui na Compra Fácil Lingerie você encontra modelos de Sutiã Amamentação disponíveis em diversos estilos e cores, confeccionados em materiais de qualidade e perfeitos para agradar todos os gostos. Já escolheu a sua peça favorita?

Se você está buscando peças de qualidade, direto da fábrica e com descontos incríveis – além das condições de pagamento em até 10x sem juros – a Compra Fácil Lingerie é o lugar perfeito para garantir o sutiã amamentação ideal para você.

Resuminhos

Sutiã com bojo

Posts Similares